Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Facilitadores
Início do conteúdo da página

Facilitadores


Conforme prevê a Portaria MPOG n° 323/2008, ao facilitador interno compete o desempenho da atividade de instrutoria em curso de desenvolvimento e aperfeiçoamento, no intuito de auxiliar o processo de aprendizagem e difusão do conhecimento. Em contrapartida pelo desempenho dessas atividades, o facilitador de aprendizagem faz jus ao recebimento de gratificação por encargo de curso ou concurso, em conformidade com a Lei 8.112/90.

A captação de facilitadores do Capacit é feita por meio de processo seletivo realizado periodicamente e as vagas são destinadas exclusivamente a servidores docentes e/ou técnico-administrativos da UFPA. Os aprovados passam a compor oficialmente o Banco de Facilitadores de Aprendizagem do Capacit

A criação do banco de facilitadores visa, de forma técnica e transparente, credenciar pessoal para ministrar as atividades de capacitação ofertadas pela Universidade, ou seja, os servidores que compõem essa lista poderão ser direcionados tanto para ofertar eventos do Capacit como também poderão ser aproveitados em outras oportunidades, como para o atendimento das demandas oriundas de demais unidades e dos campi do interior.

Este compõe mais um dos esforços do Capacit em prol do apoio às ações de capacitação de forma descentralizada. Além disso, essa é uma adoção que valoriza os diversos talentos distribuídos pela UFPA, cumprindo assim o objetivo estratégico "Valorizar servidores com foco em resultado".

O primeiro edital para seleção de facilitadores foi realizado em 2019 e contou com duas etapas. A primeira foi destinada a análise curricular e a segunda compreendeu a análise da proposta pedagógica de curso e a avaliação didática dos concorrentes.

Futuramente a publicação de editais para essa finalidade ocorrerá com maior frequência. Fique por dentro dessa e ourtras informações acompanhando nossos canais de comunicação.

Fim do conteúdo da página