Educação Formal de Servidores
As iniciativas de apoio à educação formal dos servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA) são desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP), visando atender ao objetivo estratégico “valorizar servidores com foco em resultados”. A Universidade considera que a qualificação é um processo de aprendizagem realizado por meio de cursos ou programas de educação formal, pelo qual o servidor adquire conhecimentos e habilidades, que tanto proporciona o seu desenvolvimento na carreira quanto viabiliza a gestão por competência.
Na UFPA a educação formal é fomentada de três formas: 1) Oferta de atividades de capacitação voltadas para o desenvolvimento de competências exigidas no âmbito da qualificação como: a) cursos de línguas estrangeiras espanhol, francês e inglês; b) cursos preparatórios para ingresso na pós graduação e c) cursos de redação cientifica em nível nacional e internacional; 2)por meio de parcerias com unidades da própria UFPA e com outras instituições de ensino (através de MINTER ou DINTER), com a oferta de vagas em seus editais de seleção; e 2) por meio da concessão de auxílios financeiros para o desenvolvimento de servidores docentes e técnicos-administrativos, pautada na Resolução N°1.508/2020 do Conselho Superior de Administração (CONSAD/UFPA), que instituiu o Programa de Auxílio à Qualificação (PROQUALI).
Além das ações promovidas Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) também estimula a educação formal por meio do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT). Os editais do PADT são destinados para a concessão de recursos de custeio para Programas de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) que criarem turmas e/ou ofertem vagas para os servidores da UFPA.
Graduação e Especialização
As ações de incentivo à graduação são realizadas por meio do Programa de Auxílio à Qualificação (PROQUALI) para servidores que estejam realizando cursos em instituições de ensino públicas ou privadas nacionais reconhecidas pelo MEC. Já as iniciativas de Pós-Graduação lato sensu, em nível de especialização, para servidores da UFPA são promovidas pela Resolução n. 4.065/2010 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, que prevê a destinação de 30% das vagas oferecidas em cursos autofinanciados para atendimento gratuito de servidores docentes e técnico-administrativos da UFPA e/ou de pessoas de comprovada carência financeira. Os cursos de especialização destinam-se a qualificar graduados para atividades científicas, tecnológicas, profissionais, literárias e/ou artísticas, em setores específicos do conhecimento.
Confira as oportunidades de especialização na UFPA aqui.
Mestrado e Doutorado
A Pós-Graduação stricto sensu, em nível de mestrado acadêmico e/ou profissional, tem por objetivos: ampliar os conhecimentos em dada área de sabe e estimular a reflexão teórica, proporcionando assim a formação de profissionais aptos a darem melhores respostas para o atendimento das demandas do mercado de trabalho. Já a Pós-Graduação stricto sensu, em nível de doutorado, tem o objetivo de certificar a capacidade de uma pessoa em desenvolver pesquisas em uma determinada área da ciência. Na UFPA, as ações de incentivo a participação dos servidores em programas de mestrado e doutorado é assegurada pelo Programa de Auxílio à Qualificação (PROQUALI) e pelas parcerias internas e externas.
Atualmente, a UFPA oferta vagas exclusivas para os servidores nos seguintes mestrados:
- Mestrado Profissional em Economia Aplicada (PPGEA/ICSA)
- Mestrado Acadêmico em Administração (PPGAD/ICSA)
- Mestrado Profissional em Direito (PPGDDA/ICJ)
Atualmente, a UFPA oferta vagas exclusivas para os servidores nos seguintes doutorados:
- Doutorado Profissional em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento local na Amazônia.
- Doutorado Interinstitucional Em Controladoria e Contabilidade (FEA-RP- USP/UFPA).
Confira as oportunidades de mestrado e doutorado na UFPA aqui.
Redes Sociais