Página inicial > Noticia em Destaque - Capacit > Curso aborda o tema Gestão de Resíduos Laboratoriais na UFPA

Curso aborda o tema Gestão de Resíduos Laboratoriais na UFPA

As atividades desenvolvidas dentro de laboratórios requerem práticas e cuidados específicos, nesse ambiente as condições são controladas e normatizadas em qualquer de suas especialidades, seja química, dimensional, elétrica, biológica entre outras. Para proteger os servidores que desenvolvem suas funções nesses locais, a Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, de 10 a 14 de maio,  oferta o curso Gestão de Resíduos Laboratoriais na UFPA.

O curso será realizado na modalidade online, das 14h às 17h, com aulas síncronas (ao vivo) nos dias 10, 12 e 14/05 e assíncronas nos dias 11 e 13/05. O facilitador será o servidor Gilmar Wanzeller Siqueira,  Coordenador Técnico do Laboratório de simulação Computacional e Meio Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Meio Ambiente.

Serão abordados temas como os aspectos legais e conceituais da política de resíduos sólidos - como políticas nacionais, e resoluções e normas da área; as características dos resíduos perigosos de laboratórios; as etapas do gerenciamento e manejo de resíduos; resíduos de laboratório e o meio ambiente. Na oportunidade será trabalhada na prática a temática com um estudo de caso do gerenciamento de resíduos que ocorre nos laboratórios do Instituto de Ciências Biológica (ICB).

O incentivo à participação nessas capacitações faz parte de uma das ações contidas no Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFPA, que é utilizado como uma ferramenta de planejamento e gestão de práticas sustentáveis, racionalização de gastos e de processos na Administração. O objetivo é capacitar o servidor técnico de laboratório para proceder de maneira segura com relação aos resíduos laboratoriais, seguindo especificações de descarte, visando a preservação do meio ambiente e seguindo as etapas de um plano de gerenciamento de resíduos de laboratório.

Inscrições - O curso possui carga horária de 20h, e os interessados devem realizar sua inscrição pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) até o dia 05 de maio. Basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone "Capacitação", escolher a opção "turmas" e consultar "turmas abertas". Estão sendo disponibilizadas 40 vagas. Assim, caso o número de inscritos ultrapasse esse número, para a seleção serão considerados os critérios estabelecidos pelo Capacit.
Curso Gestão de Resíduos Laboratoriais na UFPA
Data: 10 a 14 de maio
Período de inscrição: até dia 05 de maio, no SIGRH.