Página inicial > Noticias em Destaque > Universidade realiza acolhimento de novos servidores

Universidade realiza acolhimento de novos servidores

Teve início o acolhimento dos novos servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA), nomeados no período de 1º de abril de 2015 a 27 de abril de 2016. O primeiro dia, 10 de maio, foi reservado apenas para o credenciamento dos servidores acolhidos, já os dias 11 e 12, no Centro de Eventos Benedito Nunes, das 8h às 18h, foram destinados a atividades informativas e de orientações para promoção da integração ao ambiente institucional.

A programação contou com uma mesa de abertura composta pelos seguintes nomes: o reitor em Exercício da UFPA, Horácio Schneider; o diretor de projetos, professor Marcos Monteiro Diniz, representando a Pró-Reitora de Ensino e Graduação (Proeg); a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora Maria Iracilda Sampaio; o diretor de Projetos, professor Mauro Veloso, representando a Pró-Reitoria de Extensão (Proex); a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Raquel Trindade Borges; o pró-reitor de Administração (Proad), técnico-administrativo Francisco Jorge Nogueira; a diretora de Desempenho e Desenvolvimento, Cleide Raiol, representando a pró-reitora de Desenvolvimento Gestão de Pessoal (Progep); e o pró-reitor de Relações Internacionais em exercício, professor Claudio Fabian Szlassztein.

Todos os convidados presentes na mesa de abertura fizeram pronunciamentos de saudações e boas-vindas aos novos servidores, colocando-se à disposição para quaisquer questões necessárias. "Este é um evento muito importante para todos nós. Vocês irão se sentir acolhidos não só nesses dias de evento, mas também na instituição como um todo. Quem faz essa Universidade ser grande são vocês, os atores principais desse trabalho", afirmou Cleide Raiol.

O reitor em exercício, Horácio Schneider, também fez um breve pronunciamento. "Quando eu entrei na Universidade, em 1977, não existia esse acolhimento dos servidores. Eu acho muito interessante porque é uma forma de vocês conhecerem a Universidade. É um enorme prazer e uma honra fazer parte desta instituição. Desejo que vocês sejam felizes nesta Casa", declarou.

Durante o evento, os servidores puderam prestigiar palestras, oficinas e mesas-redondas, que trouxeram orientações sobre as políticas institucionais, os principais direitos e deveres do servidor público, as oportunidades de desenvolvimento e valorização na carreira, a conduta ética no serviço público, assim como informações sobre o novo regime de previdência complementar do serviço público federal.

A descontração do momento ficou por conta das dinâmicas de integração e das apresentações musicais e espetáculos de dança proporcionados pelos professores e alunos das Escolas de Música e de Teatro e Dança da UFPA.

Segundo a diretora Cleide Raiol, o evento conseguiu alcançar cerca de 220 servidores. Uma das servidoras presentes era Brianna Barreto, pedagoga, agora integrante do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA). "A maior importância é que nós possamos conhecer a Universidade, saber quais são as nossas possibilidades de progressão, de capacitação e conhecer toda a estrutura da Instituição para o servidor. Essa experiência tem sido muito válida, e a expectativa é de crescer e aprender com a vivência na UFPA e contribuir para o crescimento da Universidade", afirmou.

Lilian Araújo, assistente social da Proex, reafirmou a importância do evento, principalmente pela oportunidade de ampliar o conhecimento. "O acolhimento é um diferencial da UFPA para os servidores. Já fui aluna da Universidade. E essa relação de pertencimento já existia como acadêmica de Serviço Social, e agora continua como técnica em educação na área de Assistência Estudantil. Aqui é como se fosse a minha casa", declarou.

Ainda de acordo com a diretora Cleide Raiol, o evento dará direito a um certificado de 20h, que poderá ser utilizado para a progressão por capacitação, específica da carreira dos técnicos. "Este é um benefício concedido como reconhecimento do servidor técnico-administrativo, para que ele possa participar dos eventos de capacitação e desenvolver competências necessárias para as suas atividades", concluiu.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos