Estrutura Organizacional
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) da Universidade Federal do Pará - UFPA apresenta em sua configuração organizacional: uma Secretaria Executiva, três Diretorias, nove Coordenadorias e demais subunidades vinculadas a essas unidades. Confira aqui o regimento interno detalhado e abaixo o organograma e descrição resumida de cada unidade:
Unidades Administrativas / Finalidades
SECRETARIA EXECUTIVA
Secretariar as atividades da PROGEP, receber, registrar, arquivar e controlar expedientes e processos. Integram a Secretaria Executiva o Serviço de Atendimento ao Usuário, e o Arquivo e Protocolo setoriais.
ASSESSORIA GESTÃO
Assessorar a PROGEP e suas Unidades quanto ao planejamento, pesquisa, implementação e avaliação das ações referentes à gestão de pessoas.
ASSESSORIA COMUNICAÇÃO
Assessorar e desenvolver atividades de comunicação, assessoria e eventos.
DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAL (DGP)
Tem por finalidade manter atualizados os registros referentes à vida funcional de servidores e pensionistas da UFPA, visando à garantia de seus direitos e deveres e a subsidiar, com informações precisas e just-in-time, o processo decisório nos vários níveis hierárquicos da Instituição. A DGP é composta por seis coordenadorias:
Registro e Movimentação de Pessoal(CRMP)
Objetiva coordenar e desenvolver ações referentes ao registro, controle e movimentação de pessoal na Instituição.
Administração de Pagamento (CAP)
Planejar e gerenciar o processo de pagamento dos servidores efetivos e temporários, aposentados, pensionistas e bolsistas.
Legislação e Orientação Normativa (CLON)
Propor normas internas e orientar a aplicação de normas e leis referentes à área de pessoal.
Registro e Controle de Aposentadorias e Pensões (CRCAP)
Planejar e gerenciar ações de registro e controle das aposentadorias e pensões.
Análise Técnica (CATEC)
Atendimento ao Usuário (CAU)
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO E DESEMPENHO (DIPLAD)
Prover a Instituição de pessoal qualificado, por meio do recrutamento e seleção, de capacitação e de programas de gestão de melhoria do desempenho e carreira. A DDD é composta por três coordenadorias.
Seleção e Admissão (CSA)
Prover a UFPA de pessoal qualificado, de acordo com a necessidade das unidades, perfil da vaga e dimensionamento de pessoal, por meio da da coordenação e acompanhamento do processo de recrutamento e seleção, em parceria com as Unidades, de acordo com a orientação vigente e as necessidades institucionais e planejar, coordenar e realizar concursos públicos para a admissão de pessoal técnico-administrativoS e docentes.
Desempenho e Carreira (CDES)
Planejar, desenvolver políticas e aplicar métodos e instrumentos de gestão e avaliação de desempenho, acompanhamento funcional e desenvolvimento de carreira.
Planejamento da Força de Trabalho (CPFT)
DIRETORIA DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (CAPACIT)
Tem por finalidade planejar, dirigir e avaliar ações que promovam o desenvolvimento profissional permanente dos servidores da Instituição, de forma sistêmica e estratégica. Além de articular parcerias internas e externas para viabilizar a oferta de eventos de capacitação e qualificação dos servidores. O CAPACIT é composto por duas coordenadorias.
Desenvolvimento Profissional (CDP)
Tem por finalidade desenvolver programas e projetos com o objetivo de fomentar a educação formal entre os servidores (graduação e pós-graduação), considerando as diretrizes normativas e de planejamento, bem como acompanhar o seu desempenho nos cursos.
Capacitação Profissional (CCP)
Tem por finalidade planejar, coordenar, executar e avaliar ações que promovam o desenvolvimento permanente do servidor por meio de ações de capacitação em suas diversas modalidades.
DIRETORIA DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA (DSQV)
Promover a saúde integral e segurança do servidor visando a sua qualidade de vida e à responsabilidade social da Instituição, junto à comunidade interna. A DSQV é composta por três coordenadorias:
Apoio Psicossocial no Trabalho (CAPT)
Desenvolver ações de prevenção e melhoria de aspectos biopsicossociais do servidor, procurando garantir a qualidade de vida do servidor no ambiente institucional.
Qualidade de Vida e Bem-estar no Trabalho (CQVT)
Planejar, gerenciar e desenvolver ações de responsabilidade social, programas e projetos que propiciem a qualidade de vida do servidor e de seus familiares.
Vigilância e Saúde do Servidor (CVSS)
Planejar e gerenciar programas de Medicina preventiva na área ocupacional, pericial e programas de higiene e segurança do trabalho, bem como orientar servidores em questões de saúde e segurança.
Vigilância à Segurança no Trabalho (CVST)
Planejar e desenvolver ações técnicas e de prevenção relacionadas à segurança do trabalho, indicando medidas para controle ou minimização dos riscos ambientais detectados.
Redes Sociais