Página inicial > Noticias em Destaque > UFPA dá continuidade ao 3º Ciclo de Mapeamento de Competências

UFPA dá continuidade ao 3º Ciclo de Mapeamento de Competências

A Universidade Federal do Pará está dando continuidade ao 3º Ciclo de Mapeamento de Competências, que consiste na validação das competências administrativas, pessoais e gerenciais, bem como a identificação das competências específicas dos campi, por meio de oficinas. Esse ciclo se iniciou em 2015, no Campus Belém, e, a partir de junho de 2016, passou a abranger também os campi do interior, com o objetivo de mapear as competências necessárias para o alcance dos resultados institucionais.

Em sintonia com a Política de Gestão de Competências (implantada pelo Decreto 5707/2006), a UFPA vem realizando esse trabalho desde 2011, por meio de ciclos com objetivos e datas bem definidos. Essa opção de trabalho pretende atender o desafio de gerir uma universidade multicampi.

Os primeiros campi a serem contemplados com as oficinas foram Ananindeua, no dia 30 de junho de 2016, e Abaetetuba, no dia 4 de julho. Foi utilizado como instrumento de levantamento a matriz GUT, pela qual se sugeria que o servidor atribuísse notas (1 a 10) para a importância das competências listadas no formulário.

Felipe Pereira, lotado na Coordenadoria de Planejamento Gestão e Avaliação (CPGA) do referido campus, fez questão de frisar a importância deste trabalho. "A oficina proporcionou um momento para que pudessem ser identificadas as necessidades de melhorias do campus e, em um levantamento rápido, já identificamos duas competências que tem urgência em serem aperfeiçoadas", afirmou.

Impressão igualmente positiva teve Cláudia Santiago, lotada na Coordenação Acadêmica no Campus Ananindeua. "A oficina propiciou um olhar amplo em que será possível mapear todo o campus. Identificar as lacunas vai ajudar a capacitar melhor o servidor, sendo algo de elevada importância para a unidade", declarou.

A coordenadora da atividade, Rosana Chagas, explica que todos os campi serão contemplados e o prazo para finalização das visitas está previsto para outubro. Esclarece, ainda, que, depois dessa fase de validação das competências, será feito o levantamento das Necessidades de Capacitação, buscando identificar as competências específicas para o trabalho em cada um dos campi. Esse questionário será disponibilizado pela internet e todos os servidores serão convidados a responder a ele.

Um dos objetivos fundamentais do mapeamento é subsidiar o Plano de Ações de Capacitação para 2017, que, de acordo com a legislação, deve estar pronto no mês de dezembro. O mapeamento ainda busca possibilitar análises gerenciais de melhorias nos subprocessos de gestão de pessoas da UFPA.

Texto e foto: Cíntia Macedo – Assessoria de Comunicação / Progep