Página inicial > Noticias em Destaque > Projeto leva música ao ambiente de trabalho

Projeto leva música ao ambiente de trabalho

O "Projeto Música no Trabalho" deu início às atividades, nesta quarta-feira, 16 de março, levando música ao vivo aos servidores lotados na Reitoria e pró-reitorias de Planejamento (Proplan), Extensão (Proex) e Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). As visitas foram realizadas nas unidades em caráter surpresa, justamente para oportunizar uma pausa nas atividades diárias e proporcionar momentos de leveza e descontração.

O clima de musicalidade tomou os corredores e salas arrancando sorrisos, palmas e até alguns tímidos passos. No repertório estiveram composições de Nando Reis, Roberto Carlos, Adriana Calcanhoto e Tedd Max.

A ação foi promovida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), sob organização da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (CQVRS) da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), com o intuito de disseminar bem-estar e alegria aos servidores em meio à rotina de trabalho.

Cronograma - Em breve, outras unidades também serão comtempladas em cronograma previsto até o fim de junho, como o Instituto de Geociências (IG), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas(IFCH), Pró-Reitoria de Administração (Proad), Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), Instituto de Tecnologia (ITEC), Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Instituto de Ciências Sociais (ICS), Centro de Tecnologia, Informação e Comunicação (CTIC), Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) , Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), Prefeitura e a Gráfica da UFPA. A visita às demais unidades da UFPA ficarão para o segundo semestre.

Boas vibrações - Contagiada pela esfera de boas vibrações, a servidora Waldene Brandão, lotada na Proex, se disse muito emocionada com a ação. "Essa ação é muito importante, pois nos dá outro ânimo para retomada de nosso trabalho. Nós, por exemplo, estamos neste momento voltados em um mutirão com muitas atividades, e essa pausa nos acalma e ajuda a aliviar as tensões fazendo com que voltemos mais animados ao trabalho", declarou.

Thelma Maria Reis, administradora lotada na Proplan, elogiou a iniciativa. "Achei a iniciativa ótima e muito agradável". Para que o servidor possa desempenhar um bom trabalho é preciso que ele esteja bem, e a música é um bom meio de trazer benefícios, pois tem a capacidade de nos tranquilizar e descontrair.

Humanização- Segundo a coordenadora de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social, Tânia Brasil, essa é uma ação de impacto que humaniza as relações no trabalho, potencializa a integração e melhora a qualidade de vida dos servidores. "De acordo com os pesquisadores a rotina é uma das grandes causas do adoecimento mental, então realizar atividades que quebrem esse ciclo de comodismo é benéfico à saúde. Às vezes, as pessoas estão tensas devidos seus problemas e chegam ao trabalho estressadas, e poder proporcionar 10 a 15 min de uma atividade relaxante e estimulante os ajuda a oxigenar e tomar novo ânimo."

Além deste, vários outros projetos são realizados pela Progep em prol da promoção à saúde e qualidade de vida, valorização e reconhecimento dos servidores como aulas de dança, curso preparatório para a aposentadoria, coral, oficinas e eventos especiais.

Texto e fotos: Divulgação / Progep