Página inicial > Noticias em Destaque > Progep lança o projeto Re-Poetizar em homenagem às mães

Progep lança o projeto Re-Poetizar em homenagem às mães

Além da tradicional Feira de Talentos, que este mês tem uma configuração especial, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) também está promovendo, em alusão ao Dia das Mães, o Lançamento do "Projeto Re-Poetizar".

Idealizado pela Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social, o projeto tem o intuito de oportunizar aos servidores e usuários da UFPA o contato com poesias, com vista a despertar o interesse por esse tipo de leitura, dado os benefícios que este pode agregar à qualidade de vida. Alguns dos principais são: agilidade cerebral, ampliação de vocabulário, melhoria da memória e concentração, assim como maior equilíbrio emocional.

A exposição do varal de poesias, neste lançamento, traz uma coletânea de poemas sobre o tema mães, de autoria de poetas consagrados. A exposição pode ser vista pelo público nos dias 11 e 12 de maio, de 8h às 17h, no Hall da Reitoria; e de 15 a 18 de maio, de 8h às 17h, no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza.

A ação, que espalha varais com poesia pela Instituição, segundo a Diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira, foi idealizada por um dos estagiários da Unidade. "Ele trouxe a ideia e nós achamos interessante. No entanto, mesclada a ela veio a inspiração: Para mim, como diretora da DSQV, uma pessoa que me inspirou a questão da poesia foi o pró-reitor de Relações Internacionais (Prointer), professor Horácio Schneider. Eu notava que nas postagens que faz, ele sempre coloca uma poesia. A partir daí eu achei interessante e casou com a ideia que o nosso bolsista trouxe."

A diretora afirma que esta foi uma ação pensada com muito carinho para homenagear as mães de uma maneira inovadora . Segundo ela, o projeto Re Poetizar terá continuidade ao longo do ano. “A pretensão é expor painéis e varais em diversos espaços da UFPA durante o ano todo, fazendo com que o contato com a poesia se torne um hábito dentro da Universidade”, almeja Bárbara.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos