Página inicial > Noticias em Destaque > Progep inicia as aulas de dança de salão para servidores da UFPA

Progep inicia as aulas de dança de salão para servidores da UFPA

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) já iníciou as atividades do Projeto De Bem Com a Vida, da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (CQVRS), da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV). A Ação Dançar é Vida e Saúde consiste em aulas de dança, com ritmos variados, para servidores e seus dependentes e tem o intuito de promover, por meio da dança, o bem-estar físico e mental dos servidores da Universidade.

As aulas iniciaram-se na última sexta-feira, 15 de abril, e ocorrerão sempre às sextas-feiras, no horário das 15h às 18h, na sala de Expressão Corporal do Instituto de Ciências da Educação (ICED), localizado no Campus Profissional da UFPA. As atividades serão ministradas pelo professor de Educação Física Carlos Wendell Carmo da Silva. Entre seus principais benefícios, estão redução do estresse, fortalecimento da autoconfiança e o autocontrole emocional, assim como a melhoria do condicionamento físico, da postura e das relações intra e interpessoais.

Relaxamento - Nathian Cardoso, bolsista da DSQV e da CQVRS, explica que o principal objetivo da ação é promover o relaxamento do servidor, para que ele possa sair da sua rotina de trabalho. "Esse é um dos benefícios da aula de dança, e esta ação é importante para os servidores porque a grande carga horária de trabalho que eles vivenciam causa um certo estresse, e a dança provoca uma melhoria no corpo, na mente e na saúde", afirma.

O público-alvo do projeto são os servidores e seus dependentes. Nathian destacou que o nível de procura entre os servidores e seus familiares foi praticamente igual. A bolsista afirmou, ainda, que a demanda do curso foi muito alta, já que, segundo ela, a busca pelo curso de dança é sempre maior que a de outros cursos, por ele ser mais dinâmico.

Procura- "Nós ofertamos 30 vagas para esta ação, no entanto obtivemos mais de 60 pessoas inscritas. Com base nesses números, decidimos criar outra turma no segundo semestre. Nela, ficarão os inscritos que não conseguiram garantir uma vaga nesta edição do curso de dança. Por isso não será feita uma nova inscrição", explicou Nathian Cardoso. Já houve outras edições do curso em anos anteriores e, segundo a bolsista, a expectativa é muito grande, principalmente porque ainda há procura por parte dos servidores.

O Projeto– De acordo com a Progep, as ações da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida têm o intuito de promover a qualidade de vida, por meio de ações de integração social baseadas nas políticas de promoção à saúde e segurança dos servidores públicos. Essas ações devem contemplar abordagens coletivas que possam influenciar ou modificar hábitos individuais e culturas organizacionais, de maneira que favoreçam espaços de convivência e de produção de saúde.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos