Página inicial > Noticias em Destaque > PROEG e PROGEP realizam programa experimental para melhoria da qualidade do ensino

A Pró- Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal está em fase de teste do Subprograma Gestão de Qualidade (PGRAD-GESTQUALI). O Programa busca tornar mais ágil e eficaz os fluxos administrativos e acadêmicos das unidades, que contará com a atuação de sete servidores técnicos administrativos, devidamente qualificados para atuar nas unidades da UFPA vinculadas ao programa (IFCH, ICB, ICS, IEMCI, IECOS em Bragança).

Para a capacitação dos referidos servidores foi ofertado o curso "A funcionalidade dos sistemas institucionais integrados de gestão: SIGUFPA e SISPLAD e os benefícios para os processos de gestão das unidades". O curso foi realizado nos dias 17 a 18 de janeiro, no período da manhã e tarde.

O objetivo do curso foi orientar os servidores sobre os sistemas institucionais utilizados nos processos de gestão, planejamento, recursos humanos e procedimentos administrativos, para que, com o aprimoramento da gestão administrativa, possa se elevar a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação e melhorar e fortalecer a governança dos processos internos.

Dinaudu de Oliveira, um dos técnicos do programa falou sobre a importância do curso, "O curso atingiu o objetivo de apresentar os sistemas para nós. Conhecemos os sistemas, aprendemos sua importância e necessidade para a Universidade e o Ensino da Graduação", afirmou.

"A UFPA será favorecida tanto na ampliação do conhecimento, quanto numa gestão mais participativa, permitindo identificar recursos humanos (competências) e utilizá-los para crescimento Institucional que culminará na satisfação dos usuários", afirmou a facilitadora Carolina Tavares, que apresentou o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), sobre os benefícios dessa nova forma de gestão.

A capacitação foi promovida pela Pró- Reitoria de Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento e Capacitação (CAPACIT), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

Matéria: Camila Leal - Bolsista Capacit