Página inicial > Noticias em Destaque > Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal oferta curso sobre Estatística aplicada ao setor público

Estão abertas as inscrições para o curso “Noções de Estatística aplicada ao setor público”, que ocorrerá no período de 23 a 27 de abril, de 14h às 18h, no prédio do Capacit (Laboratório Combú). A capacitação se destina a servidores técnico-administrativos e docentes da UFPA, com e sem função gerencial, e está sendo ofertada pela Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit).

Com carga horária de 20 horas, o curso tem como objetivo capacitar o servidor para aplicar conceitos básicos e técnicas da Estatística, a fim de realizar e subsidiar ações de coleta, organização, apresentação, análise, interpretação e comunicação de dados institucionais, utilizando tabelas, gráficos, medidas de tendência central, dispersão e posição.

O ministrante será o servidor técnico-administrativo Márcio Almeida, graduado em Estatística pela Universidade Federal do Pará (UFPA), doutor em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atualmente trabalha na Diretoria de Avaliação Institucional (DIAVI/Proplan) com coleta, análise e elaboração de relatórios para a UFPA.

"Probabilidade e estatística podem ser aplicadas na tomada de decisão, desde o começo de um planejamento até a análise. Após uma síntese estatística é possível fazer uma avaliação e tomar as medidas mais apropriadas acerca da análise dos resultados", declarou Márcio.

Para a programação, devem ser esperadas palestras e mesas-redondas durante as quais serão apresentados os principais projetos e políticas da Universidade, além de atrações culturais promovidas pelos próprios servidores da UFPA. A palestra “Como ser assertivo no trabalho”, marcada para o dia 27 de abril, das 8h às 12h, no auditório do Capacit, também será contabilizada como carga horária na certificação do Acolhimento Institucional.

Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de listar as técnicas de amostragem, explicar as escalas de medição, coletar e tabular dados. Além de realizar análises com o auxílio de softwares (Excel), aplicar medidas de variabilidade, como por exemplo, amplitude, desvio-padrão, variância e coeficiente de variação. Por fim, saberá também interpretar gráficos de dispersão,histograma, etc.

Inscrições - Os interessados em participar do curso devem realizar sua inscrição pelo SIGRH até o dia 13 de abril. Basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone “Capacitação”, escolher a opção “inscrições” e realizar a inscrição no evento. Estão sendo disponibilizadas apenas 30 vagas, assim, caso o número de inscritos ultrapasse esse número, para a seleção serão considerados os critérios estabelecidos no Plano de Ações de Capacitação.

Curso "Noções de Estatística aplicada ao setor público"
Data e hora: 23/04 a 27/04 de abril de 2018, das 14h às 18h.
Local: Laboratório Combú, prédio do Capacit.
Público-alvo: Servidores técnico-administrativos e docentes da UFPA Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (91)3201-8092/8093 Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (91)3201-8092/8093

Texto: Juliane Nascimento – Bolsita Capacit
Arte: Divulgação / Progep