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Pesquisa aponta grau de satisfação dos servidores

Frente aos desafios da área de gestão de pessoas na UFPA postos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) tem rearticulado suas estratégias a fim de proporcionar as mudanças necessárias à valorização, reconhecimento e melhoria do desempenho dos servidores, fundamentais ao desenvolvimento da Universidade. A iniciativa de realizar, no período de 13 de abril a 15 de maio de 2015, a primeira Pesquisa de Clima Organizacional é resultado deste esforço e representa um avanço rumo ao aperfeiçoamento do ciclo de planejamento e efetivo alcance da missão e objetivos institucionais pactuados.

Para realizar a pesquisa, a Progep contou com a parceria do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (GestCom), vinculado à Faculdade de Psicologia/IFCH, o qual foi o responsável pela elaboração de um inventário, composto por 62 afirmativas, que permitiu avaliar oito categorias que afetam direta ou indiretamente o clima organizacional: ambiente, capacitação, chefia, inovação, instituição, processos, reconhecimento e relações. O instrumento foi disponibilizado por e-mail a 4.774 servidores, entre técnicos e docentes (temporários e efetivos), destes, 1.155 efetivamente responderam. Os participantes foram instruídos a conferir uma nota de 1 a 7 para cada uma das assertivas, sendo 1, 2, 3 indicadores de discordância; 4 sinalizador de neutralidade; 5, 6, 7 indicadores de concordância.

Em virtude das diferentes percepções apresentadas pelos servidores técnico-administrativos e pelos servidores docentes, os dados foram tratados separadamente. Após a análise, foi constatado que 64,5% dos servidores técnico-administrativos estão satisfeitos com os seus ambientes de trabalho. Já entre os docentes, o índice de satisfação ficou em 53,4%. Como pontos a serem melhorados os técnicos apontaram a urgência em adaptar os espaços físicos, garantindo a acessibilidade a pessoas com deficiência, além de comungarem desta sugestão, os docentes mencionaram ser preciso contar com equipamentos de informática e sistemas de informação mais adequados à realização das suas tarefas de trabalho.

As ações e incentivos de capacitação e qualificação oferecidas pela Universidade também foram bem avaliadas por 69,3% dos técnicos e por 62,7% dos docentes. Destacando apenas a importância de tornar mais transparentes os critérios utilizados na seleção para os eventos de capacitação. No que diz respeito ao grau de satisfação com suas chefias imediatas, 71,9% dos técnicos e 63% dos docentes se dizem contentes com a compreensão e incentivo por elas recebido.

A categoria inovação, por sua vez, foi avaliada positivamente por 63,4% dos técnicos e por 56,1% dos docentes, demonstrando que as informações acerca de mudanças nos processos institucionais são repassadas às unidades e que existe abertura para que os próprios servidores sugiram mudanças. Como melhoria, os docentes apontaram a necessidade de instaurar uma cultura de mais diálogo que favoreça o incentivo e o desenvolvimento de novas ideias dentro da Instituição. Já a categoria avaliação institucional obteve um dos maiores índices de satisfação entre os servidores. 73,4% dos técnicos e 70% dos docentes demostraram grande conhecimento da identidade institucional e da importância do seu trabalho para a Universidade e, além disso, julgam que a UFPA apresenta boas perspectivas para o desenvolvimento profissional. Como ressalva, os participantes sugeriram que os critérios da avaliação de desempenho sejam reajustados para melhor refletir a atuação dos servidores.

No quesito processos de trabalho, mais de 70% de ambas as categorias de servidores afirmaram ter clareza das competências necessárias para realizar suas atividades, avaliando como positiva a autonomia a eles conferida para a tomada de decisões. Entres os apontamentos recorrentes foi sugerido melhorar a divisão dos trabalhos nas unidades, assim como capacitar os servidores para a realização adequada de suas tarefas. Quando consultados acerca do reconhecimento pelo trabalho realizado, 66% dos técnicos e 59,% dos docentes disseram-se satisfeitas com as atividades exercidas na Universidade e o aproveitamento de suas habilidades, sentindo-se reconhecidos como bons profissionais por realizarem suas tarefas com dedicação e qualidade.

Na dimensão relações interpessoais, constatou-se que 62,5% dos técnicos e 51,4% dos docentes avaliam como positivos os relacionamentos estabelecidos entre os colegas de trabalho. Em resumo, ainda que tenha sido identificada a prevalência de relações harmoniosas e cooperativas entre os docentes, foram pontuadas como dificuldades a comunicação e a cooperação com servidores lotados em outras unidades, além da frequente acentuação dos erros em detrimento dos acertos, os técnicos também apontaram a importância de promover maior cooperação entre as unidades da UFPA.

Na consulta, ao fim do inventário, uma significativa parcela dos servidores declarou ter orgulho de trabalhar na UFPA e que a recomendaria como local de trabalho para outros profissionais, o que permite concluir que, em geral, a Universidade é reconhecida como um bom lugar para se trabalhar.

Cabe ressaltar, que os resultados da pesquisa também foram apresentados no Workshop de Planejamento Estratégico promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), no dia 28 de abril de 2016, no Hotel Beira do Rio, com o intuito de subsidiar a elaboração do próximo PDI.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Edilziete Eduardo de Aragão, afirma que com a pesquisa foi possível medir as demandas organizacionais. "O tratamento dos dados permitiu obter um panorama dos principais pontos a serem alvos de ações, e que, inclusive, estão sendo tomados como referência no processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016/2021, o que deve nortear a gestão na tomada de intervenções que assegurem o atendimento das necessidades de valorização e desenvolvimento dos servidores, criando condições favoráveis à elevação dos índices de satisfação e aumentando as chances de alcançar o melhor desempenho institucional", declarou.


O relatório completo da pesquisa está disponível no site da Progep.


Texto e arte: Assessoria Progep

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