Página inicial > Noticias em Destaque > Palestra sobre Acidentes do Trabalho marca a conscientização sobre Abril verde

Palestra sobre Acidentes do Trabalho marca a conscientização sobre Abril verde

Para conscientizar a comunidade acadêmica do movimento Abril Verde, este mês, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Vigilância à Saúde do Servidor (CVSS), ofertará a palestra “Acidentes do Trabalho: Conheça o que os caracteriza e como evitá-los”, que ocorre no dia 3 de maio de 2018, às 8h30, no auditório do Capacit. A iniciativa tem o intuito de oportunizar um momento de reflexão sobre a real importância da segurança do trabalho e da conscientização de todos quanto ao tema, bem como estimular a adoção da prática preventiva.

A palestra é destinada a técnicos-administrativos, a docentes e a alunos. Os interessados devem fazer sua inscrição no SIGRH até o dia 2 de maio. A iniciativa surgiu da equipe da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador, formada em sua maioria por engenheiros de segurança do trabalho, que são responsáveis pela tratativa do assunto na Instituição, além dos processos de insalubridade, periculosidade e outros assuntos dessa temática.

Abril verde - O movimento Abril Verde foi criado em 2014 por iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Paraná e marca a celebração de duas datas importantes promulgadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT): dia 7, Dia Mundial da Saúde, e dia 28, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Esta última data também passou a ser considerada no Brasil, a partir da Lei nº 11.121, de maio de 2005, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Seu principal intuito é mobilizar a sociedade para a prevenção de doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.

Tal evento, na UFPA, tem o objetivo de envolver e conscientizar todos os servidores e a comunidade acadêmica sobre o assunto e sobre as características dos acidentes de trabalho e agravos à saúde do trabalhador. O tema tem relevância, pois, apesar de atualmente as estatísticas de acidentes do trabalho no Brasil e no Mundo serem mais baixas, os números ainda são alarmantes. No País, ultrapassam a faixa de 600 mil acidentes por ano, segundo o último Anuário Estatístico da Previdência Social.

O engenheiro de segurança do trabalho Murilo Ribeiro Cardoso destaca que, quando se conversa sobre acidente de trabalho, se busca não somente a compreensão técnica do assunto, mas também duas outras vertentes: que o servidor conheça a legislação para poder melhor discutir e se precaver sobre os acidentes, pois, a partir de então, ao conhecer a legislação e os riscos, a pessoa pode analisar melhor uma situação a que pode estar exposta; e também que todo e qualquer acidente de trabalho precisa ser notificado aos setores responsáveis.

"Quando uma pessoa sofre um acidente e não comunica, a informação de um possível risco em um ambiente de trabalho não será conhecida por todos, o que aumenta a probabilidade de uma nova ocorrência; já quando há uma notificação, tenta-se compreender o que houve no acidente, fazer uma investigação, para se buscar o motivo da ocorrência, para então sanar o possível risco no ambiente de trabalho. Por isso é crucial a notificação, para que todos fiquem alerta no ambiente de trabalho", afirma Murilo.

Palestra Acidentes do Trabalho: Conheça o que os caracteriza e como evitá-los
Data: 03/05, às 8h30.
Local: Auditório do Capacit.
Ministrante: Murilo Ribeiro Cardoso

Texto e arte: Assessoria Progep