Página inicial > Noticias em Destaque > Mestrado profissionalizante em Gestão Pública realiza cerimônia

Mestrado profissionalizante em Gestão Pública realiza cerimônia

A Universidade Federal do Pará realizou nesta terça-feira, 15 de março, a cerimônia de diplomação dos concluintes da primeira turma do mestrado profissionalizante em Gestão Pública para o Desenvolvimento, curso ofertado pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA.

Um total de 20 mestres foram diplomados, sendo 13 servidores técnico-administrativos da UFPA e sete provenientes de outros órgãos públicos da região Norte. Todos receberam o diploma das mãos do reitor Carlos Maneschy, patrono da turma. Também estiveram presentes na ocasião, o diretor do NAEA, professor doutor Durbens Martins; a coordenadora do curso de Pós-Graduação em Gestão Pública, professora doutora Simaia das Mercês; a pró-reitora de Desenvolvimento Gestão de Pessol, Edilziete Aragão; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio, bem como demais pró-reitores da Instituição.

O curso foi denominado profissionalizante porque se vincula ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade e às ações estratégicas e operacionais da Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia (IPPA), configurando-se como um importante instrumento de formação de lideranças e capacitação de gestores públicos da Amazônia brasileira.

Oportunidade e realizações - Para o técnico-administrativo Francisco Jorge Nogueira, diretor de Finanças na UFPA, a oferta do mestrado profissionalizante foi uma grande oportunidade no momento em que ele nem acreditava mais ser possível realizar uma pós-graduação. Em seu pronunciamento como um dos oradores da turma, o concluinte contou ter enfrentado muitas dificuldades, até, enfim, obter êxito na grade disciplinar do curso, seguindo no desafio de elaborar sua dissertação.

"Quando iniciei o mestrado estava com 62 anos, percorri um caminho árduo cheio de frustrações, incertezas, angústias, alegrias e vitórias. Quando conclui o mestrado, estava com 64 anos. Hoje, estou aqui junto com os meus amigos e colegas do mestrado para receber com muito orgulho o diploma de mestre. Gostaria muito de ter a pretensão de ser um exemplo para os que acham que o seu tempo já passou, ou que não tem tempo, digo a vocês que não importam os obstáculos, sempre vale a pena lutar quando você quer realizar um sonho", afirmou.

Qualificação - As ações de qualificação dos servidores é uma iniciativa da Progep que têm como objetivo qualificar os servidores da UFPA para a adequada atuação na administração pública, considerando as competências desejadas pela Instituição e desafios estratégicos estabelecidos. Foi pensando nisso que a concluinte Luciana Soares, técnica-administrativa da Coordenação de Capacitação da UFPA, também realizou a etapa da pós-graduação.

"O Decreto 5707/2006 institui o modelo de Gestão por Competências na Administração Publica Federal e por meio dele houve um incentivo e investimento na capacitação e qualificação dos servidores públicos. Nesse sentido, como atuo na área de capacitação da UFPA foi muito importante obter essa qualificação no Mestrado em Gestão Pública, e acredito que os conhecimentos adquiridos irão dar um melhor suporte nas minhas atividades na UFPA", sintetizou.

O mestrado teve como objetivo estabelecer o equilíbrio entre a aplicação teórica acadêmica e prática no contexto específico da administração pública do estado do Pará e da Amazônia, estruturado em duas linhas de pesquisa: Gestão de Organizações e Organizações Públicas. A primeira turma foi criada em 2012 e, já em 2014, iniciaram-se duas novas turmas do Mestrado em Gestão Pública, sendo uma em Belém e a outra em Breves.