Página inicial > Noticias em Destaque > Mês das Mulheres na UFPA é de combate à violência

Mês das Mulheres na UFPA é de combate à violência

Este ano, a celebração ao Dia Internacional da Mulher na Universidade Federal do Pará teve como foco um tema que vem chamando cada vez mais a atenção da sociedade brasileira: o crescimento da violência contra a mulher. No hall do prédio da Reitoria, servidores e servidoras participaram nesta quinta-feira, dia 14, de uma Roda de Conversa com as delegadas Adriana Barros, da Delegacia da Mulher, e Flávia Almeida, da Clínica de Atenção à Violência da UFPA.

A programação faz parte das ações da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), desenvolvidas por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), destinadas à valorizar e incentivar o trabalho das mais de 3.800 servidoras que compõem o quadro da Instituição.

O primeiro dia de evento foi marcado por mensagens dos dirigentes da UFPA e pela apresentação dos alunos da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), além de um café da manhã especial servido aos participantes.

O Pró-reitor da Progep, Raimundo da Costa Almeida, enfatizou o trabalho da UFPA no combate à violência contra a mulher, levando informação e promovendo o debate por meio de eventos como esse. "Existem vários tipos de violência que nem sempre ganham manchetes nos jornais, mas que acontecem diariamente. Por isso é importante esta discussão para buscarmos formas de apoiar as mulheres e até mesmo trazer meios para que elas possam se defender. Nesse sentido, convidamos a representante da delegacia da Mulher para palestrar e mostrar um pouco dessa realidade, que às vezes fica só no âmbito da delegacia", disse.

Para a servidora Thelma Reis Silva, as palestras foram importantes para esclarecer as mulheres sobre as ações que estão sendo feitas no combate à violência e de como buscar ajuda do Estado. "Tem coisas que a gente pensa que sabe, mas temos muito a aprender. Por isso a vinda desses palestrantes foi muito importante para nós. Essa foi a primeira vez que participei da comemoração e a Universidade está de parabéns pela iniciativa".

Além das palestras, a Progep também promoveu uma aula experimental de Krav magá para as mulheres. Esta técnica de defesa pessoal foi desenvolvida em Israel e envolve luta, torções, defesa contra armas, bastões, facas e golpes.

Relaxamento e Beleza – O segundo dia de programação em homenagem às mulheres também incluiu momentos de relaxamento, orientações e cuidados com a saúde e com a beleza. Na sexta-feira, dia 15, as servidoras puderam desfrutar de vários serviços, entre eles, massagem, acupuntura, podologia, spa de pés e mãos, design de sobrancelhas.

"Além desses cuidados, a equipe da DSQV aproveitou esse momento para divulgar as suas ações. São projetos direcionados aos servidores que tem o objetivo de orientar e promover bem-estar e qualidade de vida também no ambiente de trabalho, prevenindo inclusive o adoecimento do servidor", afirmou a diretora da DSQV, Bárbara Troeira.

Para a servidora Cristiane Teixeira, a quebra da rotina de trabalho dá oportunidade de olhar mais pra si e de buscar atividades que trazem bem-estar. "O dia a dia de trabalho acaba meio que nos distanciando da saúde, não que o trabalho seja algo ruim, mas é bom nós dedicarmos um tempo para a saúde e a qualidade de vida. Nesse sentido, aproveitei ao máximo a programação".

Sara Martins, servidora da UFPA, também aproveitou a manhã para sair um pouco da rotina e aproveitar os serviços de massagem, podologia e acupuntura. "Está sendo um momento muito bom para relaxar e confraternizar com as minhas colegas de trabalho. Como sou concursada a pouco tempo, essa é a primeira vez que participo das ações da Progep, então pra mim está sendo maravilhoso".

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista e Alexandre Moraes