Página inicial > Noticias em Destaque > Manhã musical anima pacientes e servidores do Hospital Bettina Ferro

Manhã musical anima pacientes e servidores do Hospital Bettina Ferro

Na manhã do dia 09 de junho pacientes e servidores do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) foram surpreendidos com música ao vivo. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), ao oportunizar a realização dos projetos “Coroni”, “A música como instrumento de ação social” e a “Musica no Trabalho”. Que na ocasião reuniram esforços para promover momentos de harmonização, bem-estar, descontração e interação no ambiente hospitalar.

As apresentações dividiram-se em: voz e violão com Brenda Nunes, aluna de psicologia da UFPA; Flauta, Violão e Violino com Ediel Souza, Lana Aragão e Natália Lobato, alunos da Escola de Música da UFP, e para encerramento da ação prestigiou-se a ovacionada apresentação do coral formado por alunos de diversos cursos da UFPA sob regência da Profª Cristina Mami Owtake.

Trazendo um repertório bem variado de MPB e MPP, os músicos conseguiram contagiar o ambiente de alegria e entusiasmo, arrancando sorrisos e elogios por onde passavam. Para Ruth Correa, que na ocasião acompanhava a mãe em uma consulta, fez questão de elogiar a ação. “É muito agradável prestigiar uma apresentação como essa. Seria muito bom que essa fosse uma ação promovida pelo menos uma vez ao mês. As pessoas que se encontram em hospitais geralmente estão aflitas e angustiadas pela situação de enfermidade que vivenciam, aí vem uma canção e tira o foco da doença, isso é muito importante e positivo”, declarou Ruth.

A receptividade dos servidores do HUBFS também foi das melhores, que surpreendidos fizeram questão de acompanhar a apresentação dos músicos com coro e palmas. “Quem trabalha em hospitais precisa ter disposição para se colocar no lugar dos outro, prestando um atendimento humanizado, e a música colabora para a adoção de um clima de leveza e sensibilidade que ajuda no desenvolvimento dessa empatia tão necessária ao profissional da saúde, afirmou a Odontopediatra Elen Barros.

Tânia Brasil, Coordenadora da Ação, explica que a proposta da ação é levar mais humanização aos hospitais e inclusive valorizar o trabalho dos profissionais de saúde. “Iniciativas como essa possibilitam a criação de espaços musicais no ambiente de trabalho, com intuito de descontrair e proporcionar bem-estar e satisfação aos servidores, melhorando seu rendimento e aguçando sua sensibilidade para bem atender os pacientes”, esclareceu.

Texto e arte: Assessoria Progep