Progep e Gestcom realizam levantamento junto aos servidores sobre saúde mental e bem-estar no trabalho
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), em parceria com o Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (Gestcom), está realizando uma pesquisa para levantamento de indicadores de saúde mental e bem-estar no trabalho relacionados aos(às) servidores(as). A consulta estará disponível para servidores, de 18 a 29 de novembro, via formulário online.
Esta é mais uma iniciativa promovida pela Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), por meio de sua Coordenadoria de Apoio Psicossocial no Trabalho (CAPT). A expectativa é de que os dados levantados contribuam para o enriquecimento de iniciativas institucionais voltadas à melhoria da qualidade de vida no trabalho. Para isso, a adesão dos(as) servidores(as) é fundamental. Importante mencionar que essa participação se dará de forma anônima e voluntária; e que as informações serão mantidas em sigilo, estritamente para uso institucional e científico.
“A iniciativa surgiu a partir da preocupação com a saúde mental e com o bem-estar dos nossos servidores e servidoras. A ideia é verificar possíveis indicadores de estresse, ansiedade e depressão, bem como sua relação com as características do perfil sociodemográfico e laboral apresentado. A partir desse levantamento poderemos propor estratégias mais eficazes de cuidado e prevenção para atender às necessidades da nossa comunidade.”, explica o Pró-Reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana.
A coordenadora da CAPT/DSQV, a psicóloga Wandria Mescouto, também ressalta a importância da participação dos(as) servidores(as): “A Lei nº 14.681, de 18 de setembro de 2023, que instituiu a política de bem-estar, saúde e qualidade de vida no trabalho e valorização dos profissionais da educação, incentiva que as ações promovidas pelos órgãos sejam realizadas com bases em dados, além de preconizar a necessidade da proposta de indicadores de gestão e instrumentos de avaliação. Então, essa é uma iniciativa fundamental para que possamos tomar medidas eficazes e direcionar essas ações de forma mais efetiva para melhoraria da qualidade de vida no trabalho na UFPA.”, pondera a coordenadora.
O preenchimento do questionário leva cerca de 5 (cinco) minutos. Não é necessário se identificar e as respostas serão mantidas em sigilo. O(A) participante, caso tenha dúvidas e deseje informações sobre a pesquisa, poderá fazer contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Levantamento sobre Saúde Mental e Bem-estar no Trabalho
Disponível de 18 a 29 de novembro, via formulário online.
Participe e estimule outros colegas a participarem também!
Redes Sociais