Página inicial > Noticias em Destaque > Inscrições abertas para cursos de Inglês e Francês para servidores da UFPA

Inscrições abertas para cursos de Inglês e Francês para servidores da UFPA

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio do CAPACIT, abriu vagas para servidores interessados em ingressar nas turmas regulares do primeiro nível de Inglês e Francês. As turmas foram abertas em parceria com os Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CCLE) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o público-alvo são docentes e técnico-administrativos da UFPA.

"A Universidade Federal do Pará tem entre seus objetivos se tornar referência nacional e internacional na produção de conhecimento. Portanto, a oferta de cursos de Línguas Estrangeiras favorece a recepção de profissionais e estudantes de outros países, bem como visitas, estágios e mesmo a formação em Pós-graduação de nossos servidores em instituições estrangeiras, propiciando este intercâmbio tão necessário para o alcance do objetivo institucional.", afirmou a coordenadora do CAPACIT, Nazaré Barbosa.

A Progep promoveu uma pesquisa com o objetivo de identificar os idiomas de maior interesse da comunidade acadêmica, bem como os formatos e os horários mais acessíveis aos servidores. O curso visa oferecer aos servidores da UFPA oportunidades de desenvolvimento de competências linguísticas, e as opções mais votadas na pesquisa foram incluídas na atualização do Plano de Ações de Capacitação 2015/2016.

Após uma análise dos resultados, foram definidas as turmas e horários para o 1º semestre de 2016. As aulas de Inglês para o 1º nível serão às quartas-feiras e as de Francês para o 1º nível às terças-feiras, ambas as turmas serão realizadas no horário de 14h às 17h40. As inscrições foram abertas dia 4 de janeiro e seguem até o dia 23 de janeiro, podendo ser feitas pelo site do CAPACIT. Caso a demanda seja maior que o número de vagas ofertadas (30 por turma), haverá uma seleção, que priorizará servidores que atuam no atendimento ao público e em projetos.

Outros cursos – Serão ofertados, também, cursos de Inglês Instrumental para servidores que têm interesse em ingressar ou que já estão cursando Programas de Pós-Graduação, e curso de Língua Brasileira de Sinais, nível Intermediário, ainda sem data definida.

Plano de Ações de Capacitação 2015/2016 É resultado de estudo da equipe da Progep, a partir do Mapeamento de Competências Organizacionais no final de 2014 com apoio do GESTCOM e da Avaliação de Desempenho, e ofertará eventos de aprendizagem para desenvolver as competências dos servidores da Universidade.

Cursos de Idiomas para servidores docentes e técnico-administrativos da UFPA
Inglês.
Francês.
Demais cursos: Inscrições a partir de Março/16.
Mais informações no site do CAPACIT.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes