Página inicial > Noticias em Destaque > Coordenadoria de Apoio Psicossocial no Trabalho da Progep conversa sobre manejo do stress com equiope da Proplan

Em mais uma de suas ações, a equipe da Coordenadoria de Apoio Psicossocial no Trabalho (CAPT/DSQV/PROGEP) esteve levando orientações para a promoção e prevenção em saúde mental à equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan). Durante o encontro, ocorrido nas dependências da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), foi abordada a temática manejo e enfrentamento do estresse no trabalho. Os servidores participantes puderam conhecer os principais conceitos sobre o tema e identificar características individuais e no ambiente de trabalho que podem favorecer o estresse e quais são os principais mecanismos de enfrentamento dessas situações.

A realização desta ação partiu de uma iniciativa da Pró-reitora da Proplan, Cristina Yoshino, em prol do bem-estar da sua equipe e melhoria do clima laboral. “Nós gestores precisamos estar atentos, afinal, no dia a dia, as demandas de trabalho e a própria vida agitada fazem com que a gente, por vezes, negligencie o nosso equilíbrio. A ideia para esse encontro foi parar um pouco para aprender sobre o assunto e nos escutar como equipe. O resultado é mais autoconhecimento, empatia e uma equipe de trabalho mais integrada”, declara Cristina.

Em atendimento a solicitação, a CAPT, por meio da sua coordenadora e psicóloga Wandria Mescouto, promoveu a exposição do assunto e utilização de dinâmicas para a melhor fixação e aprendizagem do tema e contextualização com a realidade vivenciada pelos servidores. “A discussão é importante pois a carga elevada de stress e a falta de manejo e de enfrentamento adequado podem impactar tanto a saúde física quanto psicológica. O estresse pode gerar alterações a nível fisiológico, cognitivo, emocional e comportamental, e os sinais de alerta podem estar relacionados a déficit de concentração e de memória, dificuldade para relaxar, irritação, tristeza e ansiedade, aumento ou diminuição da energia, tensão corporal, inquietação, sudorese, dores de cabeça, alterações no apetite e no sono, além dos comportamentais como querer ficar sozinho e ter dificuldade para concluir tarefas”, pontua Wandria.

A coordenadora complementa ainda: “Esse tipo de ação visa proporcionar maior autopercepção e autoconhecimento para identificação de estressores e para avaliar se a fonte do estresse são fatores individuais ou relacionados ao trabalho, além de proporcionar orientações sobre estratégias de como manejá-los e enfrentá-los. Essa palestra, com foco em psicoeducação, é uma ação que visa melhoria de qualidade de vida no trabalho e de cuidado com saúde mental dos servidores”.

Os gestores que desejem receber esse tipo de ação, podem entrar em contato com a CAPT, por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., e solicitá-la via ofício assinado pelo dirigente máximo da sua unidade.

Atendimento psicossocial- É importante lembrar que além deste tipo do atendimento a nível de unidade, a Progep também promove atendimento individualizado para servidores que necessitem de apoio ou acolhimento psicossocial, por meio da CAPT, de modo presencial ou de forma remota para servidores lotados nos campi. O agendamento deste serviço deve ser realizado via Sistema de Atendimento ao Usuário - Sagitta. Para isso, após realizar login no sistema, o servidor deve selecionar a unidade prestadora “Progep – Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal – Belém”, e, na categoria “Saúde e Qualidade de Vida”, deve escolher o subitem “Apoio Psicossocial ". Uma vez solicitado o atendimento, é só esperar o contato da equipe técnica da coordenadoria.