Página inicial > Noticias em Destaque > Curso ofertado pela Progep aborda como elaborar e acompanhar o PDP

Curso ofertado pela Progep aborda como elaborar e acompanhar o PDP

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é um documento que prevê as iniciativas de desenvolvimento dos servidores a serem realizadas ao longo de um ano.  Nele deve constar todas as ações de capacitação e qualificação (tais como cursos, oficinas, simpósios e pós-graduação) requeridas pela unidade. Sua elaboração é importante para que seja garantida a realização desses eventos, bem como a plena concessão de afastamentos e licenças com essa finalidade. Para auxiliar as unidades na elaboração e o acompanhamento do plano,  a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal(Progep), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), oferecerá um curso sobre a temática no período de 03 a 07 de maio.

A capacitação será realizada na modalidade online, das 14h às 17h, com aulas síncronas (ao vivo) nos dias 03, 05 e 07 e assíncronas nos dias 04 e 06. O público-alvo são servidores, gestores e coordenadores de planejamento de gestão e avaliação (CPGAs) das unidades com recursos alocados no Plano de Gestão Orçamentária (PGO) ano 2021. O facilitador será o servidor Cleonildo Nahum, administrador que atua como  assessor de planejamento, orçamento e finanças  na Progep.

O material de aula será disponibilizado no ambiente google sala de aula , que também será utilizado para interação entre alunos e facilitador(a). Para ter acesso à ferramenta é imprescindível disponibilizar, no ato de inscrição, um e-mail pessoal ou institucional do google. Os selecionados receberão via e-mail orientações de acesso a sala de aula virtual.

O objetivo do evento é capacitar o servidor na utilização dos instrumentos e ferramentas necessárias na elaboração do PDP da sua unidade, possibilitando realizar o acompanhamento da sua execução e das principais despesas, obedecendo as previsões legais e institucionais conforme manifestação técnica do órgão central do SIPEC para o ano de 2021.

Ao final do curso os servidores serão capazes de identificar os instrumentos necessários a serem utilizados na elaboração do plano, reconhecer a obrigatoriedade da elaboração dos relatórios mensais e anuais de prestação de contas e de avaliação da execução; organizar o planejamento da execução física e orçamentária das ações de desenvolvimento de pessoas de suas unidades; e identificar os instrumentos de planejamento e controle utilizados na UFPA que norteiam a execução orçamentária do desenvolvimento de pessoas.

Inscrições - O curso possui carga horária de 20h, e os interessados devem realizar sua inscrição pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) até o dia 28 de abril. Basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone "Capacitação", escolher a opção "turmas" e consultar "turmas abertas". A efetivação da inscrição depende da aprovação do agente de capacitação do setor ou do chefe imediato do servidor. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas, assim, caso o número de inscritos ultrapasse isso, para a seleção serão considerados os critérios estabelecidos pelo Capacit.

Curso de Elaboração e Acompanhamento do PDP da UFPA
Data:  03 a 07 de maio