Página inicial > Noticias em Destaque > Curso de LIBRAS está com inscrições abertas para servidores da UFPA

Curso de LIBRAS está com inscrições abertas para servidores da UFPA

Estão abertas as inscrições para o curso LIBRAS Aplicada ao Contexto da UFPA, que ocorrerá de 06 a 17 de agosto, das 13h às 17h, no prédio do Capacit. O evento, com carga horária de 40 horas, é ofertado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit).

O curso é voltado para os servidores técnico-administrativos e docentes da UFPA, e tem como objetivo capacitar os alunos para a utilização da Língua Brasileira de Sinais em contextos de atendimento ao usuário na UFPA, respeitando os aspectos culturais, identitários, de representação simbólica e social da comunidade surda.

O professor Rubens Alexandre Faro será o facilitador do curso. Ele possui graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale de Acaraú. Atualmente, Rubens Faro é professor da UFPA no Campus de Castanhal, atuando nas temáticas relacionadas à surdez, à acessibilidade e à interpretação.

"A lei prevê como direito do surdo ter acesso à informação por meio de sua língua e muitos servidores (técnico-administrativos e docentes) ainda não conhecem a Libras, o que faz com que os surdos tenham dificuldade de acesso a informações básicas, como matrícula, declaração, sistema SIGAA, reunião, etc. Nesse sentido, a participação dos servidores é de fundamental importância, pois dará suporte a eles para atender a esse público", explica o professor.

Com a conclusão do curso, espera-se que os participantes sejam capazes de realizar a comunicação por meio da Libras. Para isso, durante as aulas serão debatidos temas como a Língua Brasileira de Sinais, expressão facial e corporal, e direcionalidade/orientação da Palma da Mão. Assim como, datilologia ou alfabeto manual e números, diálogos em Libras e a aplicação da Libras no contexto da UFPA.

Inscrições - Os interessados em participar do curso devem realizar sua inscrição pelo SIGRHaté o dia 26 de julho. Basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone “Capacitação”, escolher a opção “inscrições” e realizar a inscrição no evento. São disponibilizadas apenas 30 vagas, assim, caso o número de inscritos ultrapasse esse número, serão considerados os critérios estabelecidos no Plano de Ações de Capacitação para a seleção.

Curso LIBRAS aplicada ao contexto da UFPA
Data: De 06 a 17 de agosto