Página inicial > Noticias em Destaque > Competitividade e integração marcam as finais dos Jogos dos Servidores da UFPA

Competitividade e integração marcam as finais dos Jogos dos Servidores da UFPA

O Ginásio de Esportes da UFPA, no Setor Básico, recebeu os grandes finalistas dos Jogos dos Servidores na última quinta-feira, 24 de outubro. A torcida presente vibrou, batucou e gritou pelas jogadoras e jogadores que disputaram as partidas nas modalidades vôlei misto, futsal feminino e futsal masculino. Ao todo, aproximadamente 350 servidores participaram dos Jogos nos 24 dias de programação do evento.

O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo Almeida, pontua que é muito gratificante o engajamento dos servidores nos jogos, que são promovidos pela Progep. "A mobilização que a gente percebeu durante os jogos e antes mesmo do evento, com as equipes se formando e o pessoal buscando espaços para treinar e se preparar para a disputa, foi algo muito gratificante. Percebemos que é uma atividade que tem muita aderência entre os servidores e promove integração e, principalmente, um momento de descontração e incentivo à prática de esportes", declarou.

A diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira, enfatizou a integração entre os agentes de diversas unidades, departamentos e campi da UFPA como ponto-chave dos jogos. “O que é fundamental nessa ação é a integração entre os servidores, pois movimenta muitas pessoas de diversas unidades da Universidade e até mesmo de outros campi. Tivemos participantes dos campi de Salinópolis e Ananindeua, contou a diretora.

Incentivo à prática esportiva - Enquanto na quadra alguns times disputavam, nas arquibancadas outros acertavam os últimos detalhes da preparação para seus duelos. Foi o caso do time de futsal feminino da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). Ingrid Ferreira, jogadora do time e servidora da Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu, contou que este é o primeiro ano que participa do evento e adorou o incentivo à prática esportiva que os jogos proporcionaram. "Eu gostei muito. Jogo vôlei, mas estou aqui no time de futsal tapando um buraco. O que tiver de incentivo ao esporte para os servidores, eu estou no meio".

Wellington Fernandes é do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e foi campeão do vôlei misto no time do Instituto de Tecnologia (ITEC), vencendo a equipe do ICB/ICS/ICED/EA/CUNCAST, composto por jogadores dos Institutos de Ciências Biológicas; de Ciências da Saúde e de Ciências da Educação, da Escola de Aplicação da UFPA e do Campus Universitário de Castanhal. Ele relata que muitas pessoas do time começaram a se preparar para os jogos desde a edição do ano passado, quando foram vice-campeões.

"Alguns começaram a fazer Escolinha de vôlei fora da UFPA para se preparar para este ano e, principalmente, desenvolver o hábito saudável de praticar esportes”, disse. Ele ainda revelou que deixou uma rotina de sedentarismo para adotar a prática de atividades físicas. "É muito legal participar de um evento como este porque ele acaba mudando o estilo de vida de muitas pessoas. Alguns novos jogadores já pretendem se preparar melhor para os jogos do ano que vem", finalizou.

Jogos finais - Os resultados das finais dos Jogos dos Servidores ficaram assim: ITEC 2x1 ICB/ICS/ICED/EA/CUNCAST, no vôlei misto; CTIC 4x0 PROPESP, no futsal feminino; e ITEC 3x4 PROAD, no futsal masculino. Os jogos foram prestigiados por um público estimado de 200 pessoas nas arquibancadas do Ginásio de Esportes da UFPA.

A entrega de medalhas e troféus aos campeões de cada modalidade foi realizada pelos pró-reitores de Administração, João Cauby; e de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), Raimundo Almeida; pela diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira; e pelo presidente da Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD), José Guilherme Dergan.

Acesse a galeria de fotos e confira tudo o que aconteceu no Jogos dos Servidores 2019. Quer participar da galeria? Tirou alguma foto do seu time ou da sua torcida? Envie seu(s) arquivo(s) para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito