Página inicial > Noticias em Destaque > Capacit celebra 21 anos em outubro agradecendo a todos que colaboram com esta história

MAPEC

No mês de outubro, o Capacit completa 21 anos oportunizando o desenvolvimento dos servidores da UFPA. Desde sua criação, a unidade é responsável pelo aperfeiçoamento dos servidores em suas carreiras na Universidade – um esforço que coopera para o alcance dos objetivos institucionais.

Durante estas mais de duas décadas, a unidade passou por diversas reestruturações. A mais atual ocorreu em 2019, quando a unidade foi elevada à categoria de Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento, vinculada à Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep).

“Com a reestruturação para diretoria, o Capacit, além de otimizar a oferta de capacitações, também passou a fomentar a qualificação em nível de educação formal, disponibilizando, por meio de parcerias com os Programas de Pós-graduação, vagas e turmas exclusivas para servidores em cursos especialização, mestrado e doutorado. Esta é uma conquista importante em prol do alcance dos objetivos estratégicos e da valorização dos servidores.”, afirma o Pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana.

Desafios e conquistas- Durante a pandemia, as atividades ofertadas tiveram que ser adaptadas para a modalidade remota. Um fruto deste esforço são os webinários realizados semanalmente e também os cursos online realizados por meio das plataformas Google Meet e Moodle. Entre os benefícios proporcionados por esta nova prática está a amplitude do alcance das capacitações, que hoje passaram a ser acessíveis, de modo mais cômodo, aos servidores lotados nos campi do interior.

Foram conquistas de fomento à educação formal a disponibilização, em 2020, de vagas no Doutorado em Gestão de Mestrado em Administração (PPGAD/ICSA) e de turmas de Mestrado em Economia Aplicada (PPGEA/ICSA) em Belém e Capanema; e, em 2021, de vagas no Mestrado Profissional em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA/ICJ) e da realização da turma de Doutorado Interinstitucional em Controladoria e Contabilidade junto à USP (PPGCC/FEARP/USP) destinada aos servidores.

“Para que o Capacit possa cumprir este trabalho com êxito, muitas mãos estão envolvidas. Os gestores, por exemplo, colaboram ao fazer indicações das capacitações necessárias para a sua unidade pela Avaliação de Desempenho. Outros insumos importantes são fornecidos periodicamente pelos representantes das unidades e servidores em geral por meio do Mapeamento de Competências.”, declara a Diretora de Capacitação e Desenvolvimento, Gisele Marques.

Agentes de Capacitação- Um trabalho igualmente importante é feito pelos agentes de capacitação, que atuam como uma extensão dos braços do Capacit ao divulgar e estimular os servidores da sua unidade a participarem dos eventos e ações oportunizadas para o seu desenvolvimento. Em alguns casos, são eles que cuidam da homologação das inscrições dos candidatos.

Em celebração e agradecimento a todos os que fazem parte desta história, foi elaborado um vídeo/homenagem, confira abaixo.

Capacit 21 anos