Página inicial > Noticias em Destaque > Avaliação de Desempenho 2016 já está disponível para servidores

Avaliação de Desempenho 2016 já está disponível para servidores

Está aberto o período para a realização da Avaliação de Desempenho (AD) 2016. Devem participar dela todos os servidores Técnico-Administrativos em Educação admitidos até 31 de Dezembro de 2015 e Docentes ocupantes de função gerencial. O sistema ficará disponível de 13 de setembro até 14 de outubro no site da Progep.

A avaliação é composta por três etapas: auto-avaliação, avaliação da chefia imediata e homologação pelo dirigente máximo da unidade de lotação do servidor. Para a análise, deverá ser considerado o desempenho do servidor no período de 1º de julho de 2015 a 30 de junho de 2016. A participação é simples e prática, basta o servidor efetuar seu login no sistema, seguir as instruções iniciais e atribuir uma nota para cada uma das competências avaliadas.

Os servidores que, no decorrer do período avaliado, estiveram afastados por mais de seis meses para realizar curso de pós-graduação, cedidos ou em lotação provisória em outro órgão, devem participar utilizando formulário específico acessível no site da Progep.

O Coordenador de Acompanhamento e Desempenho de Carreira, David Ayan, afirma que a Avaliação de Desempenho é um importante instrumento de gestão. "A avaliação possibilita ao gestor planejar, gerenciar, acompanhar e mensurar o resultado do desempenho do servidor, além de avaliar as possíveis discrepâncias em relação ao desempenho desejado, e, posteriormente, propor soluções por meio de ações de capacitação, treinamento e qualificação", explica.

A realização da Avaliação de Desempenho colabora com o aperfeiçoamento e desenvolvimento contínuo dos servidores e, por conseguinte, da Universidade. "Com a avaliação, o servidor tem a oportunidade de obter o feedback sobre seu desempenho, e assim identificar os pontos a serem melhorados; e os gestores contam com a possibilidade de desenvolver o potencial de suas equipes, e com isso gerar melhores resultados para a instituição", declara o coordenador.

Este ano, a Avaliação de Desempenho traz uma novidade. Agora as chefias imediatas contam com a possibilidade de indicar cursos de capacitação que colaborem com o desenvolvimento das competências e aptidões de cada um dos servidores de sua equipe. Para indicação, os gestores contarão com uma lista de eventos de aprendizagem, organizados por competência, em que poderão selecionar os mais adequados aos seus servidores. A inovação pretende ser mais um aliado para o diagnóstico das necessidades de capacitação na Universidade.

Acerca da relevância deste processo, a diretora de Desempenho e Desenvolvimento, Cleide Raiol, esclarece que é um dos subsistemas que compõem a gestão de pessoas e que contribuirá para a implantação na UFPA do modelo de Gestão por Competência, recomendado pelo Governo Federal. "A AD é um importante instrumento que auxilia a gestão na tomada de decisão. Um dos maiores benefícios provenientes deste trabalho hoje é subsidiar a elaboração do Plano de Ações de Capacitação (PAC) dos servidores da Universidade", assegura a diretora.

A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Edilziete Eduardo de Aragão, solicita o comprometimento dos servidores em participar da Avaliação de Desempenho. "Contamos com o empenho de todos os servidores, chefias imediatas e dirigentes de Unidades, tanto no cumprimento dos prazos quanto na participação do processo de forma crítica, pois assim a gestão poderá obter o diagnóstico real do desempenho do servidor e, por conseguinte, tomar as melhores decisões em prol do desenvolvimento institucional", afirma.

Serviços:
Avaliação de Desempenho
13 de setembro até 14 de outubro
Acesse aqui o Sistema de Avaliação de Desempenho
Mais Informações: no Manual de Avaliação de Desempenho (acesse aqui); no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e pelo telefone (91) 3201-7532/8961.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação da Progep