Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias em Destaque > Progep apresenta perspectivas de desenvolvimento para os servidores em 2023
Início do conteúdo da página

Progep apresenta perspectivas de desenvolvimento para os servidores em 2023

A Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) reunirá gestores de unidades da UFPA e servidores no dia 13 de março, segunda-feira, às 15h, no auditório do Capacit, para apresentar as perspectivas de capacitação e desenvolvimento de servidores para 2023 e também socializar as conquistas obtidas no último ano.

Na mesa de abertura do evento, estarão o Magnífico Reitor, prof. Dr. Emmanuel Tourinho, do Pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana, e da Diretora de Capacitação e Desenvolvimento, Gisele Marques.

O momento é destinado à socialização do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP/2023), documento que reúne as iniciativas de desenvolvimento de todas as unidades da UFPA, e expostas as principais estratégias para a sua execução. Em seguida, serão pontuados os avanços que a política de desenvolvimento de servidores na UFPA vem obtendo, acentuando a evolução dos indicadores na área, bem como os desafios para o alcance de resultados cada vez mais exitosos.

“Poder partilhar os resultados que a política de desenvolvimento de pessoas na UFPA tem obtido é um compromisso com a transparência institucional e, sobretudo, motivo de muita alegria, uma vez que esses resultados são reflexos dos esforços colaborativos de muitas mãos, dentre elas as dos gestores e dos agentes de capacitação das unidades”, ressalta Gisele Marques, Diretora do Capacit.

No PDP, estão previstas diversas ações para incentivar a capacitação e também a qualificação em nível de educação formal dos servidores. No que tange à capacitação, são ofertados anualmente cursos alinhados às necessidades institucionais apontadas pela Avaliação de Desempenho e também pelo último Mapeamento de Competências, ambos instrumentos gerenciais que proporcionam maior aderência à realidade das unidades, especialmente no sentido de atender suas competências específicas.

O Pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana, ressalta a importância das iniciativas previstas no PDP. “A gestão tem promovido a ampliação de vagas de pós-graduação, tanto em nível de mestrado quanto de doutorado, aos servidores, até mesmo por meio de turmas exclusivamente direcionadas a eles, que abordam conteúdos alinhados com as atividades profissionais que desenvolvem. Em paralelo, estão sendo realizadas ações de incentivo ao ingresso e permanência desses servidores por meio de cursos específicos e por meio do Programa de Auxílio à Qualificação (PROQUALI), destinado à concessão de auxílio financeiro aos discentes servidores da UFPA.”, destacou Ícaro.

Fim do conteúdo da página