Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mapeamento de Competências - 2º Ciclo

Foi realizado no ano de 2014 pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal- PROGEP em parceria com o Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional- GESTCOM.

Neste Ciclo foi utilizada uma nova metodologia. De posse das 32 competências mapeadas no 1º Ciclo e outras 75 competências contidas no banco de registro do GESTCOM, foi realizada uma Oficina de Levantamento das Necessidades de Capacitação por Competência (OLNCC), a fim de identificar as competências de maior relevância para cada uma das Unidades da UFPA. A oficina foi ministrada pelo Professor Aécio Borba, membro da equipe do GESTCOM, em turmas de 40 participantes cada.

Como desdobramento da oficina, foram, posteriormente, encaminhados, no dia 15 de dezembro de 2014, via Survey Monkey, a todos os servidores Técnico-Administrativos e Docentes ocupantes de cargos de gestão os questionários de mapeamento de competências individuais, constituído de uma lista com as 106 (cento e seis) competências registradas pelo GESTCOM/UFPA, para que cada servidor atribuísse, em uma escala de 0 a 5, o grau de necessidade de capacitação em cada uma das competências listadas. O GESTCOM, no dia 23/02/2015, entregou como resultado da OLNCC, a tabulação do grau de necessidade de capacitação dos servidores respondentes do questionário individual.

Ao final do citado procedimento, foram calculadas as lacunas das cento e seis competências e transformadas em eventos de capacitação resultando no Plano de Ações de Capacitação-PAC 2015-2016.

Das 106 (cento e seis) competências trabalhadas na OFLNCC, identificou-se a necessidade de condensá-las em 27 (vinte e sete) competências denominadas de competências transversais, subdivididas em: 07 (sete) competências pessoais, 08 (oito) competências gerenciais e 12 (doze) competências administrativas, conforme se pode visualizar na tabela a seguir:

Competências Pessoais Descrição das Competências
Disciplina Agir em suas atividades com respeito ao próximo, integridade, honestidade, e impessoalidade, observando as normas e princípios da UFPA, o conceito de cidadania e do bem público.
Capacidade de Iniciativa Tomar iniciativa no ambiente profissional, em acordo com normas e legislação pertinentes, assumindo responsabilidades na resolução de problemas, proposição de melhorias e concretização de ideias
Inovação Propor inovações teóricas, procedimentais e/ou tecnológicas para realização dos serviços
Flexibilidade Rever posições, não temer o novo e mostrar-se aberto ao feedback
Análise e Síntese Analisar os componentes de um processo de trabalho, fornecendo as informações válidas e precisas para a tomada de decisão.
Relacionamento Interpessoal Relacionar-se de forma cordial com as pessoas dos diversos níveis hierárquicos e culturais, expressando pensamentos, sentimentos, crenças, e direitos apropriadamente.
Trabalho em Equipe Cooperar com os servidores, buscando um consenso, e demonstrando interesse em somar esforços junto aos demais, tendo em vista os objetivos grupais.
Atendimento ao Público Interno e Externo Atender às demandas do público com qualidade, agilidade e eficiência
Comunicação Interna Compartilhar informações na pertinentes às suas atividades, de forma clara, fidedigna e apropriada favorecendo os objetivos institucionais.
Responsabilidade Assumir e cumprir atividades que lhe são propostas e de suas atribuições, de maneira a responder pelos resultados.
LIBRAS Comunicar-se na Língua Brasileira de Sinais
Autogerenciamento Buscar feedback sobre seu próprio desempenho, identificando possibilidades de melhoria contínua de seu papel enquanto servidor.
Competências Administrativas Descrição das Competências
Análise de Documentos Analisar diferentes tipos de processos e documentos, identificando falhas e subsidiando decisões.
Fluxos de Processos Analisar fluxos de processos de acordo com a legislação, identificando necessidades de modificação nos fluxos internos da instituição.
Arquivar Documentos Arquivar documentos possibilitando sua fácil localização e conservação, de acordo com a legislação vigente.
Flexibilidade Rever posições, não temer o novo e mostrar-se aberto ao feedback
Análise e Síntese Analisar os componentes de um processo de trabalho, fornecendo as informações válidas e precisas para a tomada de decisão.
Assessoramento de Reuniões Preparar e acompanhar as reuniões, elaborando as pautas e redigindo as atas com as decisões.
Atualização de Informações e Dados Inserir, excluir e/ou atualizar dados e informações de servidores, discentes, e/ou institucionais nos sistemas e bancos de dados pertinentes.
Redação Oficial Formular documentos oficiais, de acordo com o manual de Redação Oficial da Presidência da República de maneira clara e objetiva, sem erros de português.
Recursos Materiais e Patrimoniais Identificar necessidades e solicitar recursos materiais permanentes e de consumo para a unidade, a fim de garantir o funcionamento da mesma.
Tramitar Documentos e Processos Receber, expedir, despachar, encaminhar e/ou acompanhar diferentes modalidades de documentos e processos para os setores competentes, de acordo com a legislação e natureza dos mesmos.
Competências Descrição das Competências
Delegar Tarefas Delegar tarefas de acordo com as características e atribuições dos membros da equipe.
Acompanhamento com Foco em Resultados Monitorar o andamento das ações e soluções planejados alinhados aos objetivos pelo Planejamento Estratégico da Unidade (PDU) e da Universidade (PDI).
Planejamento com Foco em Resultados Planejar ações e soluções com base na realidade da unidade, definindo metas e resultados esperados alinhados aos objetivos pelo Planejamento Estratégico da Unidade (PDU) e da Universidade (PDI)
Gestão de Equipes Organizar e manter equipes de trabalho, considerando os objetivos para sua criação e a expertise de seus membros.
Oferecer Feedback Oferecer ao servidor informações a respeito de seu desempenho, de forma diretiva, impessoal e objetiva.
Negociação Estabelecer acordos e consensos com pessoas e grupos, gerindo adequadamente os interesses.
Atualização de Informações e Dados Inserir, excluir e/ou atualizar dados e informações de servidores, discentes, e/ou institucionais nos sistemas e bancos de dados pertinentes.
Redação Oficial Formular documentos oficiais, de acordo com o manual de Redação Oficial da Presidência da República de maneira clara e objetiva, sem erros de português.
Decisões Estratégicas Tomar decisões com base em uma visão estratégica e sistêmica, assumindo as responsabilidades decorrentes das mesmas, visando atender as prioridades e necessidades do trabalho.

Fonte:
CHAGAS, Rosana; MELO, Larissa. Elaborando o Plano de Capacitação com ênfase em Competências: O Novo Modelo de Gestão da Ufpa. XIV Fórum Internacional de Administração – FIA, 2015, artigo premiado na 3ª classificação, disponível em
Fim do conteúdo da página