Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mapeamento de Competências - 3º Ciclo


O 3° ciclo do Mapeamento de Competências da UFPA foi realizado no período de outubro de 2015 a abril de 2017, em de 2 fases: (1) Oficinas com as unidades da UFPA; (2) Aplicação e Análise de Questionários (3) Elaboração e encaminhamento de Relatórios.

As Oficinas foram executadas de outubro de 2015 a dezembro de 2016. Nelas, após a explanação teórica, os representantes das Unidades recebiam um material composto por listas de competências e formulários, onde podiam indicar as competências necessárias para que sua Unidade pudesse alcançar os objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico.

Na segunda fase foi aplicado o questionário com a lista de competência validadas nas oficinas junto aos servidores. Por meio deste os servidores puderam avaliar suas necessidades de capacitação. O instrumento foi disponibilizado a 2.891 servidores (entre técnico-administrativos e docentes ocupantes de função gerencial) através do Sistema de Gestão de Competências - GESTCOM. Deste total, 1.935 foram respondidos integralmente e 36 parcialmente, o que corresponde a 66% de participação.

O sistema GESTCOM realiza a análise que envolve a avaliação da importância das competências indicadas nas oficinas e a avaliação de necessidades de capacitação indicadas pelos servidores, esta interrelação resulta na lacuna de competência, que compreende o grau de necessidade de capacitação em cada competência por unidade.

Vale ressaltar que os resultados do mapeamento têm sido utilizados para a melhoria das propostas de capacitação e qualificação. Entre os ganhos proporcionados a partir do diagnóstico do terceiro ciclo estão: a foi criado o Curso de Especialização em Gestão por Competências, realizado em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, a implementação de ações de capacitação para auxiliar os servidores interessados na temática de gestão aque ingressaram em turmas de Mestrado Profissional em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos-NAEA, a inclusão das competências pessoais e gerenciais validadas na Avaliação de Desempenho da UFPA , bem como a elaboração, em parceria com o Laboratório GESTCOM, de um projeto piloto de capacitação nas temáticas de gestão em formato de trilhas de aprendizagem por competências.


Relatório gerencial do 3º ciclo:

Fim do conteúdo da página