Janeiro Branco proporciona conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental dos servidores
A campanha Janeiro Branco é um movimento nacional dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional, incentivando a reflexão e a adoção de práticas de cuidado com a mente ao longo de todo o ano. Para tratar o tema, a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), em parceria com a Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT), elaborou um videocast com a participação da psiquiatra Janey Vencelau, que abordou o assunto com foco na prevenção do adoecimento psíquico. Acesse o material no canal do CAPACIT no YouTube.
Além do acesso a informações relevantes sobre saúde mental, os servidores que assistirem ao videocast na íntegra poderão obter certificado correspondente a 2 horas de carga horária, válido para fins de capacitação. Para tanto, será necessário atender aos seguintes requisitos: assistir integralmente ao vídeo disponibilizado no canal do CAPACIT no YouTube; acessar o link de registro de frequência; preencher o formulário e responder à pergunta indicada, cujos links estarão disponíveis na descrição do vídeo.
A iniciativa integra as ações de promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. A certificação para essas ações será disponibilizada por meio do SIGRH, pelo prazo máximo de 30 dias após a publicação do conteúdo. Findo esse período, o vídeo permanecerá acessível para visualização, porém sem a possibilidade de emissão de certificado.
Informa-se, ainda, que o certificado poderá ser utilizado para fins de progressão funcional, desde que o servidor assista a 10 videocasts, totalizando 20 horas de carga horária. O certificado unificado somente poderá ser solicitado ao final do ano de 2026, observados os critérios estabelecidos para esse fim.
A ação reforça o compromisso institucional com a valorização da saúde mental dos servidores e convida todos a consumirem e compartilharem este conteúdo, no intuito de fortalecerem a cultura do cuidado, do diálogo e da prevenção do adoecimento mental.
Redes Sociais