Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul


Em outubro e novembro voltamos atenção para alguns cuidados necessários para a prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente. A cor muda, o mês muda, mas o que não pode mudar ao longo de todos os meses do ano são os cuidados com a nossa saúde e com a saúde de quem amamos. Por isso, viemos aqui conversar um pouquinho sobre esse tema.

O câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais atinge mulheres, e o de próstata, o mais frequente entre os homens. Esses dois tipos de câncer podem se manifestar de diferentes formas, a depender das características do tumor, podendo alguns evoluírem mais rapidamente e outros não. Mas é importante frisar que uma boa parte dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início.

Dessa forma, é importante que se possa adotar ações de prevenção e de detecção precoce. Preparamos uma listinha que pode ajudar.

    Comportamentos preventivos:

  • Manter uma alimentação saudável, tendo cuidado com sobrepeso e obesidade;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas e de cigarros, assim como outras drogas.

    Comportamentos para a detecção precoce:

  • No caso das mulheres, é muito importante o autoexame e a observação frequente das mama;
  • No caso de homens, apesar de o câncer ser mais difícil de ser percebido no seu estágio inicial, também é importante se auto-observar e diante de qualquer sinal, procurar um médico;
  • Realizar idas frequentes ao médico e exames com regularidade.

Tanto as ações de prevenção quanto as de detecção precoce são atitudes que todos nós devemos ter, mas também precisamos que sejam ações coletivas de conscientização e cuidados. Você já perguntou para sua mãe, amiga ou colega de trabalho se os exames estão em dia? E já perguntou ou conversou com seu pai, marido, amigos e colegas de trabalho se já realizou seus exames regulares.

O câncer ainda é visto como um tabu e muitas pessoas, por medo ou desinformação, acabam evitando o assunto e consequentemente atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças errôneas, para que a doença deixe de ser vista como um mal inevitável e incurável. Então precisamos conversar mais sobre o tema, além de incentivar todos os que estão ao nosso redor a adotar cuidados regulares.

Nós nos cuidamos! E você, já se cuidou hoje, já incentivou alguém que você ama a se cuidar também? Se ainda não, que tal começar agora? Juntos podemos combater o câncer!

Para mais informações, você pode acessar o site do INCA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página