Página inicial > Noticias em Destaque > Inscrições abertas para o Acolhimento Institucional dos Novos Servidores da UFPA

Neste ano, o Acolhimento Institucional dos Novos Servidores da UFPA será realizado de forma online, no período de 16 de agosto a 16 de setembro. O evento ocorrerá em dois momentos: no primeiro, haverá a cerimônia de boas-vindas, a qual será transmitida pelo YouTube no dia 16 de agosto e terá a participação do Reitor da UFPA, Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, e dos Pró-Reitores; no segundo, destinado à capacitação, as atividades serão realizadas nas plataformas Moodle e Google Meet, no período de 16 de agosto a 16 de setembro, e envolverão aulas síncronas e assíncronas, conforme a programação disponível aqui .

Público-alvo -O público-alvo principal são os servidores admitidos entre junho de 2019 e junho de 2021 que não realizaram o último curso a distância de Formação Inicial na Carreira Pública oferecido pelo CAPACIT, ocorrido no período de 04 de maio a 03 de julho de 2020. Também poderão participar os servidores que não concluíram ou que ainda não fizeram o curso nos anos anteriores. Nesta edição do evento, devem participar mais de cento e oitenta profissionais, entre técnico-administrativos e docentes, lotados nos campi de Belém e do interior.

O Acolhimento é um evento que orienta os servidores recém-admitidos sobre as principais políticas da UFPA, os direitos e os deveres, assim como as oportunidades de desenvolvimento e valorização na carreira do Servidor Público Federal. O evento completo terá carga horária de 50h e é importante que o servidor possa se planejar para participar de toda a programação. A estrutura EAD, proposta em virtude da pandemia, é uma forma encontrada para assegurar que o servidor consiga participar deste importante momento de integração.

Inscrições - Para participar, é preciso que o servidor realize sua inscrição até o dia 10 de agosto pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) seguindo o caminho Capacitação > Turmas > Consultar abertas. Os servidores que ainda não possuem acesso ao SIGRH deverão realizar sua inscrição via e-mail, enviando nome completo, e-mail e telefone para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

“O acolhimento é planejado para que o servidor recém-chegado seja apresentado à UFPA e possa assimilar a relevância do trabalho desenvolvido pela instituição, bem como o papel de protagonismo dele como servidor nesse contexto. Para isso, é importante que ele reconheça seus direitos, deveres e oportunidades de acolhimento e desenvolvimento ao longo da carreira”, afirma o Pró-Reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana.

Sobre a capacitação - A capacitação será composta por quatro módulos e as aulas ocorrerão de forma assíncrona, pela plataforma Moodle, e síncrona, pela plataforma Google Meet. Os prazos, a avaliação e as demais informações que o aluno precisa para o melhor aproveitamento serão fornecidos no Guia do Cursista. A liberação dos módulos será realizada sempre após o término do período do módulo anterior e da realização da atividade avaliativa. As participações nas aulas ao vivo contabilizam frequência e são complementares aos estudos.

A certificação, que poderá ser utilizada para a progressão por capacitação, está condicionada à obtenção do servidor da nota mínima (nota 7) nas atividades da plataforma moodle e a frequência de 75% nos encontros ao vivo.

Acolhimento Institucional dos Novos Servidores da UFPA
Data: 16 de agosto a 16 de setembro
Inscrições até 10 de agosto pelo SIGRH
Confira aqui a programação.