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Estrutura Organizacional

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) da Universidade Federal do Pará - UFPA apresenta em sua configuração organizacional: uma Secretaria Executiva, três Diretorias, nove Coordenadorias e demais subunidades vinculadas a essas unidades. Confira aqui o regimento interno detalhado e abaixo o organograma e descrição resumida de cada unidade:

Unidades Administrativas / Finalidades

SECRETARIA EXECUTIVA

Secretariar as atividades da PROGEP, receber, registrar, arquivar e controlar expedientes e processos. Integram a Secretaria Executiva o Serviço de Atendimento ao Usuário, e o Arquivo e Protocolo setoriais.

ASSESSORIA GESTÃO

Assessorar a PROGEP e suas Unidades quanto ao planejamento, pesquisa, implementação e avaliação das ações referentes à gestão de pessoas.

ASSESSORIA COMUNICAÇÃO

Assessorar e desenvolver atividades de comunicação, assessoria e eventos.

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAL (DGP)

Tem por finalidade manter atualizados os registros referentes à vida funcional de servidores e pensionistas da UFPA, visando à garantia de seus direitos e deveres e a subsidiar, com informações precisas e just-in-time, o processo decisório nos vários níveis hierárquicos da Instituição. A DGP é composta por seis coordenadorias:

Registro e Movimentação de Pessoal(CRMP)

Objetiva coordenar e desenvolver ações referentes ao registro, controle e movimentação de pessoal na Instituição.

Administração de Pagamento (CAP)

Planejar e gerenciar o processo de pagamento dos servidores efetivos e temporários, aposentados, pensionistas e bolsistas.

Legislação e Orientação Normativa (CLON)

Propor normas internas e orientar a aplicação de normas e leis referentes à área de pessoal.

Registro e Controle de Aposentadorias e Pensões (CRCAP)

Planejar e gerenciar ações de registro e controle das aposentadorias e pensões.

Análise Técnica (CATEC)

Atendimento ao Usuário (CAU)

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO E DESEMPENHO (DIPLAD)

Prover a Instituição de pessoal qualificado, por meio do recrutamento e seleção, de capacitação e de programas de gestão de melhoria do desempenho e carreira. A DDD é composta por três coordenadorias.

Seleção e Admissão (CSA)

Prover a UFPA de pessoal qualificado, de acordo com a necessidade das unidades, perfil da vaga e dimensionamento de pessoal, por meio da da coordenação e acompanhamento do processo de recrutamento e seleção, em parceria com as Unidades, de acordo com a orientação vigente e as necessidades institucionais e planejar, coordenar e realizar concursos públicos para a admissão de pessoal técnico-administrativoS e docentes.

Desempenho e Carreira (CDES)

Planejar, desenvolver políticas e aplicar métodos e instrumentos de gestão e avaliação de desempenho, acompanhamento funcional e desenvolvimento de carreira.

Planejamento da Força de Trabalho (CPFT)

DIRETORIA DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (CAPACIT)

Tem por finalidade planejar, dirigir e avaliar ações que promovam o desenvolvimento profissional permanente dos servidores da Instituição, de forma sistêmica e estratégica. Além de articular parcerias internas e externas para viabilizar a oferta de eventos de capacitação e qualificação dos servidores. O CAPACIT é composto por duas coordenadorias.

Desenvolvimento Profissional (CDP)

Tem por finalidade desenvolver programas e projetos com o objetivo de fomentar a educação formal entre os servidores (graduação e pós-graduação), considerando as diretrizes normativas e de planejamento, bem como acompanhar o seu desempenho nos cursos.

Capacitação Profissional (CCP)

Tem por finalidade planejar, coordenar, executar e avaliar ações que promovam o desenvolvimento permanente do servidor por meio de ações de capacitação em suas diversas modalidades.

DIRETORIA DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA (DSQV)

Promover a saúde integral e segurança do servidor visando a sua qualidade de vida e à responsabilidade social da Instituição, junto à comunidade interna. A DSQV é composta por três coordenadorias:

Apoio Psicossocial no Trabalho (CAPT)

Desenvolver ações de prevenção e melhoria de aspectos biopsicossociais do servidor, procurando garantir a qualidade de vida do servidor no ambiente institucional.

Qualidade de Vida e Bem-estar no Trabalho (CQVT)

Planejar, gerenciar e desenvolver ações de responsabilidade social, programas e projetos que propiciem a qualidade de vida do servidor e de seus familiares.

Vigilância e Saúde do Servidor (CVSS)

Planejar e gerenciar programas de Medicina preventiva na área ocupacional, pericial e programas de higiene e segurança do trabalho, bem como orientar servidores em questões de saúde e segurança.

Vigilância à Segurança no Trabalho (CVST)

Planejar e desenvolver ações técnicas e de prevenção relacionadas à segurança do trabalho, indicando medidas para controle ou minimização dos riscos ambientais detectados.

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