Estrutura Organizacional
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) da Universidade Federal do Pará - UFPA apresenta em sua configuração organizacional: uma Secretaria Executiva, três Diretorias, nove Coordenadorias e demais subunidades vinculadas a essas unidades. Confira aqui o regimento interno detalhado e abaixo o organograma e descrição resumida de cada unidade:

Unidades Administrativas / Finalidades
SECRETARIA EXECUTIVA
Secretariar as atividades da PROGEP, receber, registrar, arquivar e controlar expedientes e processos. Integram a Secretaria Executiva o Serviço de Atendimento ao Usuário, e o Arquivo e Protocolo setoriais.
ASSESSORIA GESTÃO
Assessorar a PROGEP e suas Unidades quanto ao planejamento, pesquisa, implementação e avaliação das ações referentes à gestão de pessoas.
ASSESSORIA COMUNICAÇÃO
Assessorar e desenvolver atividades de comunicação, assessoria e eventos.
DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAL (DGP)
Tem por finalidade manter atualizados os registros referentes à vida funcional de servidores e pensionistas da UFPA, visando à garantia de seus direitos e deveres e a subsidiar, com informações precisas e just-in-time, o processo decisório nos vários níveis hierárquicos da Instituição. A DGP é composta por três coordenadorias:
Registro e Movimentação de Pessoal(CRMP)
Objetiva coordenar e desenvolver ações referentes ao registro, controle e movimentação de pessoal na Instituição.
Administração de Pagamento (CAP)
Planejar e gerenciar o processo de pagamento dos servidores efetivos e temporários, aposentados, pensionistas e bolsistas.
Legislação e Orientação Normativa (CLON)
Propor normas internas e orientar a aplicação de normas e leis referentes à área de pessoal.
Registro e Controle de Aposentadorias e Pensões (CRCAP)
Planejar e gerenciar ações de registro e controle das aposentadorias e pensões.
DIRETORIA DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO (DDD)
Prover a Instituição de pessoal qualificado, por meio do recrutamento e seleção, de capacitação e de programas de gestão de melhoria do desempenho e carreira. A DDD é composta por três coordenadorias.
Seleção e Admissão (CSA)
Prover a UFPA de pessoal qualificado, de acordo com a necessidade das unidades, perfil da vaga e dimensionamento de pessoal, por meio da da coordenação e acompanhamento do processo de recrutamento e seleção, em parceria com as Unidades, de acordo com a orientação vigente e as necessidades institucionais e planejar, coordenar e realizar concursos públicos para a admissão de pessoal técnico-administrativoS e docentes.
Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT)
Planejar e implementar políticas e ações contínuas de capacitação e desenvolvimento dos docentes e técnico-administrativos, visando à valorização do servidor, à melhoria do desempenho e ao atendimento das necessidades institucionais.
Acompanhamento de Desempenho e Carreira (CADC)
Planejar, desenvolver políticas e aplicar métodos e instrumentos de gestão e avaliação de desempenho, acompanhamento funcional e desenvolvimento de carreira.
DIRETORIA DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA (DSQV)
Promover a saúde integral e segurança do servidor visando a sua qualidade de vida e à responsabilidade social da Instituição, junto à comunidade interna. A DSQV é composta por três coordenadorias:
Assistência Psicossocial (CAPS)
Desenvolver ações de prevenção e melhoria de aspectos biopsicossociais do servidor, procurando garantir a qualidade de vida do servidor no ambiente institucional.
Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (CQVRS)
Planejar, gerenciar e desenvolver ações de responsabilidade social, programas e projetos que propiciem a qualidade de vida do servidor e de seus familiares.
Vigilância à Saúde do Servidor (CVSS)
Planejar e gerenciar programas de Medicina preventiva na área ocupacional, pericial e programas de higiene e segurança do trabalho, bem como orientar servidores em questões de saúde e segurança.
Redes Sociais