Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias em Destaque > Vínculos e afeto entre pais e filhos se fortalece mesmo diante dos desafios enfrentados com a pandemia
Início do conteúdo da página

Vínculos e afeto entre pais e filhos se fortalece mesmo diante dos desafios enfrentados com a pandemia

No próximo domingo, 08, celebramos o Dia dos Pais, uma data para relembrar as histórias, as aventuras e os aprendizados vivenciados entre pais, filhos, avós e netos. Em algumas famílias, devido à ausência da figura masculina, são as mulheres que cumprem também esse papel. Dessa forma, devem ser igualmente referenciadas nesta data. Ser pai, ou “pãe”, é amar incondicionalmente; é trazer força e segurança; é acompanhar o crescimento e a evolução de um filho por toda a vida.

Nesses tempos de pandemia, o Dia dos Pais será um pouco diferente para muitas famílias, que não poderão estar reunidas por causa do distanciamento social, ou, até mesmo, pela perda de uma pessoa amada. Para alguns, os beijos e os abraços tiveram que ser adaptados às videochamadas. Já para outros, a convivência ficou ainda mais intensa.

Como relatam com carinho os servidores André Rodrigues, da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Bem-estar no Trabalho, e Benjamim Araújo, da Coordenadoria de Registro e Movimentação de Pessoal, que precisaram conciliar o trabalho remoto à presença dos filhos, esse período adverso serviu para reforçar o laço entre ambos.

“A pandemia trouxe momentos inesquecíveis na minha vida como Pai. Foi um momento em que pude estar ainda mais próximo do meu filho; não só aquela presença física, mas a participação ativa na vida dele, desde dar banho, escovar os dentes, ajudar a fazer o dever de casa e contar histórias antes de dormir. Essas atividades, apesar de parecerem simples para alguns, despertaram um sentimento ainda maior de amor e um vínculo familiar extremamente forte para ambos” , declara André Rodrigues.

“Precisei olhar esta pandemia como uma flor de lótus, pois em um cenário fatalmente conturbado pude me aproximar mais e melhor de meus filhos – um autista, que abriu seu mundo para mim, e outro que nasceu neste caos da saúde – e com eles me motivar para seguir com meu trabalho, minha/nossas vidas, celebrando um dia de cada vez, com a voz da esperança por mais vida. Cansado e exausto em uns dias, mas satisfeito de estar vivo com eles para mais um dia de pais e filhos da resistência.”, ressalta Benjamim Araújo.

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) aproveita este momento para parabenizar e desejar a todos os pais que o amor seja sempre maior e os permita aprender a valorizar cada dia mais a presença dos seus entes queridos.

Feliz Dia dos Pais a todos os servidores e familiares!

Fim do conteúdo da página