Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias em Destaque > Última semana para envio das ações de desenvolvimento e capacitação dos servidores para 2021
Início do conteúdo da página

Última semana para envio das ações de desenvolvimento e capacitação dos servidores para 2021

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) está registrando as ações de desenvolvimento de servidores previstas para execução em 2021, as quais irão compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da UFPA para o próximo ano. As informações devem ser encaminhadas à Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) pelo Sagitta, até o dia 3 de agosto de 2020.

O encaminhamento das informações referentes à previsão das ações de capacitação e qualificação (tais como cursos, oficinas, simpósios e pós-graduação) é importante para que seja garantida a realização desses eventos, bem como a plena concessão de afastamentos e licenças com essa finalidade no ano que vem.

Como enviar – O envio das informações deve ser feito pelo Sistema de Atendimento ao Usuário da UFPA – Sagitta. Após realizar login, o servidor responsável deve selecionar a unidade prestadora “PROGEP – PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL – BELÉM”, na categoria “Capacitação e Desenvolvimento”, selecionar o item “Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)” e posteriormente o subitem “Previsão das Ações de Desenvolvimento para 2021”. Por fim, devem ser preenchidos os campos do sistema e anexado o “Formulário - Ações de Desenvolvimento - PDP 2021” (disponível no canto esquerdo da tela), já alimentado com as ações que deverão ser incluídas, conforme planejamento da unidade.

O envio deve ser realizado em um único formulário, por unidade, e submetido apenas pelo dirigente máximo, CPGA, agente de capacitação ou servidor responsável pela área de pessoal da unidade. Logo após, a unidade deve aguardar a confirmação de atendimento do chamado pelo Capacit. Depois do recebimento dos formulários, as informações serão consolidadas e encaminhadas para manifestação técnica do Ministério da Economia.

O registro das ações de desenvolvimento previstas pelas unidades no PDP é um dos requisitos que condiciona o deferimento dos pedidos de participação nos referidos cursos, inclusive nos de casos de afastamento, conforme determina o Decreto nº 9.991, de 28 de agosto 2019.

Plano de Desenvolvimento de Pessoas – O PDP é um dos principais instrumentos da nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) da administração pública federal, estando previsto no Decreto n° 9.991, de 28 de agosto de 2019. Em especial, a política estabelece critérios para realização de atividades de capacitação e para concessão de afastamentos e licenças com a finalidade de desenvolvimento de servidores.

Texto e arte: Assessoria Progep
Fim do conteúdo da página