Página inicial > Noticias em Destaque > UFPA presta homenagem às mulheres com programação especial

UFPA presta homenagem às mulheres com programação especial

"Mulheres e Relações de Trabalho na Contemporaneidade" é o tema central da programação deste ano, promovida pela Universidade Federal do Pará, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. As discussões sobre a temática e as homenagens às servidoras, aos familiares e às colaboradoras terceirizadas iniciaram-se nesta terça-feira, dia 7 de março, durante a cerimônia de abertura do evento, realizada no Restaurante Universitário do Campus Básico da UFPA, em Belém.

A programação faz parte das ações da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), destinadas a valorizar e incentivar o trabalho das mais de 3.800 servidoras que compõem o quandro da Instituição. O primeiro dia foi marcado por mensagens dos dirigentes da UFPA e pela apresentação do coral Flor de Lótus. Em seguida, foi servido um café da manhã aos participantes.

A programação em homenagem às mulheres inclui, ainda, apresentações musicais, exposição fotográfica, palestras sobre saúde feminina, oficinas de artesanato, mostra de filme, roda de conversa, sessões de beleza, dinâmicas e sorteios de brindes. As atividades seguem até a sexta-feira, 10 de março, em diversos locais dos campi de Belém e Ananindeua e ainda nos Hospitais Universitários João de Barros Barreto e Bettina Ferro.

A realização do evento conta com a parceria da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes (Gepem), do Hospital João de Barros Barretto, da Geap-Autogestão em Saúde e do DNA-Centro de Educação Profissional.

Exposição – Como parte das comemorações pelos 60 anos da UFPA, a Progep também organizou uma exposição fotográfica, que retrata o dia a dia de servidoras dentro da Instituição. A técnica em secretariado Nazaré Cardoso fala com orgulho da história que construiu ao longo de 50 anos de trabalho na UFPA.

A aposentadoria, por enquanto, não faz parte dos planos dessa servidora. "Enquanto eu tiver saúde e disposição, continuarei trabalhando aqui. Ingressei muito jovem nesta Instituição e o meu ambiente de trabalho é maravilhoso. Gosto do que faço", frisou.

Ações de valorização e qualidade de vida - A pró-reitora em exercício da Progep, Cleide Raiol, explica que, além da exposição de fotos, algumas oficinas tratarão do espaço da mulher dentro do seu cotidiano laboral. "São ações importantes que não só valorizam o trabalho da servidora, como também promovem um olhar mais atento à saúde e à qualidade de vida do público feminino".

Cleide Raiol ressalta, ainda, que, para o ano de 2017, a Progep planeja novas ações de capacitação e qualificação de servidores, bem como a reestruturação do trabalho da Pró-Reitoria. "O objetivo é conjugar esforços com a Administração Superior para oferecer melhores serviços, sendo mais ágeis e eficazes no atendimento ao nosso público, que é o servidor".

Programação especial pelo Dia Internacional da Mulher
Data: De 7 a 10 de março de 2017
Locais: acesse aqui a programação.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos