Servidores devem avaliar necessidades de capacitação na segunda fase do MAPEC

Na próxima segunda feira, 11 de novembro, terá início a segunda etapa do Mapeamento de Competências da UFPA (Mapec). Nesta fase, os servidores avaliarão suas necessidades individuais de capacitação. Logo após esse levantamento, essas informações serão comparadas com o grau de importância das competências apontadas nas oficinas realizadas no primeira etapa.
Todos os servidores da UFPA - docentes e técnico-administrativos - e suas respectivas chefias imediatas devem participar desta etapa. A avaliação estará disponível até o dia 29 de novembro e deve ser feita pelo Sistema de Gestão de Competências (para acessar clique aqui). O acesso ao sistema deve ser feito pelo número de CPF em ambos os campos (login e senha).
Nessa fase os servidores devem responder o Questionário de Necessidade de Capacitação, de acordo com as competências mapeadas para a sua unidade na primeira etapa do Mapec. Cada competência deve ser avaliada em uma escala que vai de 1 a 10, sendo 1 equivalente a "Nenhuma necessidade de capacitação" e 10 equivalente a "Urgente necessidade de capacitação". Deve ser avaliado somente as competências que são necessárias para o desenvolvimento do trabalho, portanto, o servidor deve marcar "Não utilizo" nos casos em que não necessite da competência para a realização das suas atividades.
"Na avaliação individual, o servidor indica quais são as suas necessidades de desenvolvimento — assim pode gerenciar as suas próprias demandas de capacitação. Ao final, com as necessidades de todos os servidores da Universidade é que se projeta um relatório por Unidade, com recomendações de procedimentos gerenciais voltados para o desenvolvimento e gestão de pessoas, praticados na UFPA, identificando quais cursos serão ofertados", explica Gisele Marques, Coordenadora de Desenvolvimento Profissional.
Mapec - Em agosto deste ano, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), iniciou uma nova etapa do 4° Ciclo de Mapeamento de Competências da UFPA (Mapec), onde foram realizadas 19 oficinas, em Belém e nos 11 campi da UFPA, com a participação de 433 representantes das 60 unidades e suas respectivas subunidades.
O mapeamento objetiva identificar as competências esperadas e as já desenvolvidas dentro da Instituição, de modo a subsidiar diversos processos de gestão, em especial o plano de desenvolvimento de pessoas da UFPA. Desde o início deste 4° ciclo (junho/2019) foram mapeadas 549 subunidades, distribuídas em 60 unidades.
Texto e arte: Progep
Redes Sociais