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Progep solicita às unidades da UFPA a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoal

No período de 12 de julho até 06 de agosto, as unidades acadêmicas e administrativas da UFPA devem elaborar o seu Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP). Para isso, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), que é responsável na Universidade pela compilação dessas informações junto ao Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC), está disponibilizando um formulário, via Sistema de Atendimento ao Usuário- Sagitta, onde deverão ser listadas, pelo dirigente máximo, agente de capacitação ou servidor responsável pela área de pessoal do setor, todas as ações de desenvolvimento previstas para os servidores da unidade.

Envio - As informações da unidade devem ser enviadas pelo formulário fornecido.Para isso, após fazer o login no Sagitta , o servidor deve selecionar a unidade prestadora “PROGEP – Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal – Belém”, clicar na categoria “Capacitação e Desenvolvimento”, selecionar o item “Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)” e, posteriormente, o subitem “Previsão das Ações de Desenvolvimento para 2022”. Por fim, devem ser preenchidos os dados solicitados no sistema e anexado o “Formulário - Ações de Desenvolvimento - PDP 2022”, já alimentado com as ações que deverão ser incluídas, conforme o planejamento da unidade para o próximo ano.

Os campos disponibilizados no formulário são obrigatórios e correspondem aos exigidos pelo SIPEC. Na ausência de qualquer informação, o sistema impossibilita o cadastro, por isso é importante fazer o preenchimento correto de cada item. Para auxiliar as unidades, no Sagitta existe um modelo de como deve ser feito o preenchimento e também pode ser consultado lá a lista de ações de desenvolvimento previstas pelo Capacit, evitando assim repetição de ações. A fim de sanar dúvidas recorrentes durante o preenchimento do instrumento, leia as perguntas e respostas, disponíveis aqui .

Atenção aos prazos - Desde 2019 as instituições só podem realizar a execução orçamentária com ações de capacitação, assim como conceder afastamentos e licenças para ações de desenvolvimento, caso estas estejam referidas no PDP vigente do órgão. Para evitar prejuízos, as unidades devem ficar atentas aos prazos e orientações de preenchimento do formulário. Também é importante que cada servidor possa acompanhar se as ações de desenvolvimento que irá realizar, sejam de curta ou de longa duração, como cursos de mestrado ou doutorado, foram devidamente registradas no PDP por seu gestor, uma vez que a ausência da programação destas ações pode acarretar no impedimento de sua liberação.

“Desde 2019, o Decreto nº 9.991 recomenda a elaboração anual do PDP, que é um instrumento utilizado para planejar as ações de desenvolvimento dos servidores. Para a elaboração do PDP 2022, contamos com o empenho de cada unidade em compilar, via formulário, todas as ações de desenvolvimento dos seus servidores. As unidades devem preencher o formulário fornecido no Sagitta, sendo recusado o envio de arquivos em outro formato e configuração, ou mesmo o envio individual destas informações, uma vez que cabe a cada unidade enviar um único formulário. O sistema SIPEC não permite o cadastro de informações incompletas, então solicitamos o preenchimento adequado de cada campo do formulário”, pontua Gisele Marques, Diretora de Capacitação e Desenvolvimento.

Mais informações:
Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento- Capacit
(91)3201-8092
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