Página inicial > Noticias em Destaque > Progep em parceria com o PPGD oportuniza vagas para servidores no Mestrado e Doutorado em Direito

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Pará abriu processo seletivo especial que destina vagas a servidores públicos efetivos da UFPA. No edital (disponível aqui) estão previstas 6 (seis) vagas para o Curso de Doutorado e 2 (duas) vagas para o curso de Mestrado, todas referentes a ingresso no segundo semestre letivo de 2023. As linhas de pesquisa do Programa são: Constitucionalismo, Políticas Públicas e Direitos Humanos; Direitos fundamentais: concretização e garantias; Direitos Fundamentais e Meio Ambiente; Estudos Críticos do Direito; Sistema Penal e Direitos Humanos.

A seleção é composta de três fases: Homologação de inscrição, de caráter eliminatório; a Análise do currículo e Pré-projeto de pesquisa, com entrevista, de caráter eliminatório e classificatório; Exame de Proficiência em um idioma estrangeiro, de caráter exclusivamente eliminatório.

A iniciativa de viabilizar vagas exclusivas para servidores nos Programa de Pós-Graduação da UFPA parte de uma política de gestão comprometida em proporcionar o desenvolvimento e valorização do servidor, que vem sendo implementada graças ao esforço conjunto da Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP) para a pactuação de parcerias com os programas de educação formal ofertados pela UFPA.

Inscrições - As inscrições podem ser realizadas de 07 a 21 de julho exclusivamente pelo SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, bastando preencher o cadastro e anexar os documentos pedidos no edital, que são: sumário; 1 foto 3x4; cópia (frente e verso) do RG E CPF; cópia de comprovante de vínculo institucional da Universidade Federal do Pará; para candidatura ao mestrado, cópia frente e verso do diploma de Bacharel em Direito ou áreas afins, emitido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC; para candidatura ao doutorado, cópia frente e verso do diploma de Mestre em Direito conferido por Programa de Pós-Graduação. Demais informações sobre o processo de seleção podem ser consultadas no site do programa, aqui.

“Além na gama de capacitações que promovemos anualmente, também viabilizamos vagas e turmas exclusivas em programas de pós-graduação por meio do CAPACIT. Essas oportunidades contribuem para que a UFPA possa ter um corpo de servidores cada vez mais qualificado, melhorando seu desempenho em índices de qualidade, além de ser motivo de realização pessoal para os nossos colegas”, explica o Pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana.

Processo Seletivo Especial para servidores no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD)
Inscrições: 07 a 21 de julho
Mestrado (02 vagas)
Doutorado (06 vagas)
Confira aqui o Edital e o Anexo A.