Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias em Destaque > Progep apresenta perspectivas de desenvolvimento de servidores para 2022
Início do conteúdo da página

Progep apresenta perspectivas de desenvolvimento de servidores para 2022

A Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) reunirá dirigentes das unidades da UFPA e servidores na próxima quinta-feira, 24, às 15h, no auditório do Capacit, com objetivo de apresentar as perspectivas de capacitação e desenvolvimento de servidores para 2022 e também socializar as conquistas obtidas nos últimos anos.

A abertura do evento contará com a presença do Magnífico Reitor, Emmanuel Tourinho, do Pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana, e da Diretora de Capacitação e Desenvolvimento, Gisele Marques.

Na ocasião, serão abordadas as informações do último ciclo de revisão do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP/2022) da UFPA, documento que reúne as iniciativas de capacitação de todas as unidades, e apresentadas as principais estratégias para execução das ações previstas. Também serão apresentadas as diretrizes normativas mais recentes, de acordo com o Decreto n° 9.991/2019, que reeditou a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), inclusive condicionando a concessão de licenças e afastamentos à previsão no plano. Por fim, será realizado um apanhado geral dos avanços da política de desenvolvimento de servidores da UFPA nos últimos anos, com a apresentação da evolução dos indicadores na área.

Sobre esses resultados, o Pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana, relata: “Em poucos anos, tivemos avanços significativos na condução da política de desenvolvimento de pessoas da UFPA. Sobretudo, houve grande esforço da gestão para ampliação de vagas de pós-graduação (mestrado e doutorado) aos servidores, até mesmo por meio de turmas direcionadas a eles, com conteúdos em consonância com as atividades profissionais desenvolvidas. Foram quase 150 vagas desde 2019. Estima-se, inclusive, que mais de 10% do nosso efetivo atualmente esteja em processo de qualificação, o que é um número impressionante dadas as proporções da universidade. Essas informações serão melhor exploradas no evento”.

O dirigente ainda destaca como marco importante a criação do Programa de Auxílio à Qualificação (PROQUALI), em 2020, destinado à concessão de auxílio financeiro aos discentes servidores da instituição mediante critérios definidos na Resolução n° 1.508/2020 do CONSAD, o qual terá nova edição com número ampliado de vagas em 2022.

A otimização da oferta de cursos de capacitação alinhadas às necessidades institucionais também têm tido atenção constante, com a perspectiva de maior alinhamento junto às unidades, especialmente no sentido de atender suas competências específicas. “Poder partilhar os resultados que a política de desenvolvimento de pessoas na UFPA tem obtido é um compromisso com a transparência institucional e, sobretudo, motivo de muita alegria.”, finaliza Gisele Marques, Diretora do Capacit.

Fim do conteúdo da página