Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias em Destaque > Novo módulo no Sigepe apura irregularidades em operações de consignados
Início do conteúdo da página

Novo módulo no Sigepe apura irregularidades em operações de consignados

Foi disponibilizado um novo módulo no Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) para apurar irregularidades em operações de consignados, consignatários e unidades pagadoras. O novo módulo elimina o processo físico das operações, facilitando a abertura e acompanhamento do trâmite e da análise do Termo de Reclamação pelo próprio servidor, além de agilizar o processo de análise e tratamento das reclamações.

A eliminação do processo físico implica que todas as etapas serão completamente automatizadas, como a abertura do termo de reclamação pelo consignado (servidor, aposentado e pensionista), a análise e resposta pelo consignatário, a análise pela unidade pagadora e do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), e a suspensão da rubrica, quando for o caso.

Como utilizar o módulo - Caso o servidor detecte irregularidades em seus descontos consignados, deverá acessar o Sigepe, ir até o menu "Consignações", clicar em "Redigir Termos de Reclamações" e seguir os seguintes passos: 1) Informar o mês do desconto considerado indevido e clicar em consultar; 2) Selecionar a consignação que está sendo considerada irregular e clicar no campo "Registrar Consignação"; 3) Selecionar o motivo da irregularidade (Consignar em folha sem autorização prévia e formal do consignado; Consignar em folha sem o correspondente crédito do valor contratado pelo consignado; Manter consignação de empréstimo ou financiamento referente a contrato já liquidado); 4) Redigir a justificativa e, por fim, clicar no botão "Registrar Termo de Reclamação".

A diretora de Gestão de Pessoal, Denize Aguiar, ressalta a importância da modificação: "É uma adequação nacional que tem como objetivo proporcionar maior transparência e a garantia do cumprimento do rito e dos prazos estabelecidos nos atos normativos emanados do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão", declara Denize Aguiar.

Para saber mais detalhes sobre o funcionamento do módulo – perfis de acesso, normativos, fluxos do processo e tutoriais – basta acessar o Módulo Consignação - Apuração de Irregularidades (Termo de Reclamação), disponível no Portal do Servidor. Se as informações disponíveis não forem suficientes, entrar em contato com a Central SIPEC, ou ainda pelo número 0800 978 2328.


Texto e foto: Assessoria / Progep

Fim do conteúdo da página