Página inicial > Noticias em Destaque > Legislação, indicadores e demais assuntos referente a avaliação de cursos serão tratados em capacitação ofertada pela Progep

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP), em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional-PROPLAN, está com inscrições abertas para o curso online Avaliação Externa nos Cursos de Graduação, que terá aulas ao vivo, via google meet, nos dias 19, 21, 22, 27 e 29 de junho e assíncronas nos dias 20, 23 e 26, das 14h às 17h, pelo Google Classroom.

O evento com carga horária de 20h, será ministrado por Aluízio Marinho Barros Filho, Coordenador de Autoavaliação-DIAVI/PROPLAN e membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA/UFPA e Maria Lucia Harada, Diretora de Avaliação Institucional da PROPLAN e Presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA/UFPA, e tem como objetivo capacitar o servidor na compreensão dos processos avaliativos desenvolvidos na educação superior e na utilização e compartilhamento dos resultados das avaliações.

Com o curso os servidores aprenderão: inter-relacionar a legislação vigente com as etapas de um processo de avaliação das IES, para fins de avaliação de cursos (reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento) e de avaliação de alunos (enade); promover a adequação às normas e procedimentos, tendo como base a legislação atual, incluída a portaria 840/2014 consolidada; discutir os indicadores utilizados atualmente pelo mec: igc, cpc; explicar os procedimentos do enade e suas implicações; discutir os instrumentos de avaliação utilizados para avaliação de cursos de graduação; utilizar o resultado das avaliações de cursos como subsídio para reorganização das rotinas administrativas e acadêmicas e promoção de melhorias nos cursos.

Inscrições - Os interessados em participar do curso devem realizar sua inscrição pelo SIGRH até o dia 16 de junho. Para isso, basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone "Capacitação", escolher a opção "turmas", consultar "turmas abertas" e escolher o evento. Estão sendo ofertadas 40 vagas e caso sejam preenchidas antes do prazo, as inscrições serão encerradas. Para a seleção serão considerados os critérios estabelecidos pelo Capacit (acesse aqui).

Curso Avaliação Externa nos Cursos de Graduação
Data: Data: 19 a 29 de junho, das 14h às 17h