Página inicial > Noticias em Destaque > Gestão de resíduos e práticas sustentáveis é foco de capacitação ofertada pela Progep

A fim de capacitar o servidor com relação às características que envolvem gestão de resíduos e práticas sustentáveis realizadas na UFPA, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) vai ofertar o curso Gestão de Resíduos e Práticas Sustentáveis. A capacitação vai ocorrer, a distância, do dia 08 ao dia 12 de novembro, com aulas ao vivo nas segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h. Nos demais dias, as atividades ocorrerão de forma assíncrona por meio do Google Classroom.

Ao final do curso os servidores deverão ser capazes de identificar os problemas relacionados à gestão de resíduos gerados nos espaços da universidade; reconhecer a legislação vigente para o gerenciamento adequado dos resíduos e propor contribuições que favoreçam práticas sustentáveis nessa área para a Instituição. A palestra será ministrada por profissionais atuantes nesse campo dentro da Instituição, como a Profa. Dra. Risete Maria Queiroz Leão Braga; a Profa. Dra. Vanusa Carla Pereira Santos; a Profa. Dra. Aline Maria Meiguins de Lima e a Profa. Dra. Maria Ludetana Araújo.

Inscrições - O curso possui carga horária de 20h. Os interessados devem realizar sua inscrição pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) até o dia 04 de novembro. Basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone "Capacitação", escolher a opção "turmas", consultar "turmas abertas" e selecionar o curso. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas. Assim, caso o número de inscritos ultrapasse essa cota, para a seleção serão considerados os critérios estabelecidos pelo Capacit.

O incentivo à participação nesta capacitação faz parte de uma das ações contidas no Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFPA, que é uma ferramenta de planejamento e gestão de práticas sustentáveis, racionalização de gastos e de processos na Administração.

No curso serão apresentados temas como Fundamentos teóricos sobre Resíduos Sólidos e Gestão Ambiental; Resíduos ou Lixo; Economia Circular como Alternativa para Alcançar a Sustentabilidade na UFPA; As etapas do Gerenciamento de resíduos sólidos; Destinação ambientalmente adequada; Coleta Seletiva e Reciclagem na UFPA; O uso racional da água e seu reaproveitamento; Educação Ambiental; Logística Reversa.

CURSO DE GESTÃO DE RESÍDUOS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Data: 08 a 12 de novembro