Página inicial > Noticias em Destaque > Equipe da UNIFAP visita UFPA para intercâmbio sobre política de capacitação e desenvolvimento de servidores

Nos dias 14 e 15 de setembro, uma equipe de servidores da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) visitou a Universidade Federal do Pará com o objetivo de conhecer um pouco da política de capacitação e desenvolvimento aplicada pela Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Capacitação (Capacit). Os servidores da Divisão de Capacitação da PROGEP/UNIFAP, Elizabete Gonçalves, Walkíria Martins e Nalimilson Pinheiro, foram recebidos pelo Pró-reitor da Progep, Ícaro Duarte Pastana; a Diretora de Capacitação e Desenvolvimento, Gisele Cristiane Andrade Marques; os representantes da Coordenadoria de Capacitação Profissional e da Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional do Capacit.

A diretora Gisele Marques conduziu a apresentação sobre a área de desenvolvimento e capacitação dos servidores da UFPA. Sobre o momento, ela destaca “Esse intercâmbio é muito proveitoso para as instituições, pois podemos dividir com nossos parceiros da UNIFAP as práticas exitosas que já estão implantadas aqui e também escutar deles novas ideias e possibilidades”, pontua a Diretora.

O Pró-reitor da Progep também enxerga com otimismo esse tipo de iniciativa: “A manutenção dessas práticas é algo que precisa acontecer constantemente. É fundamental criar um diálogo contínuo entre as instituições, para assim trocarmos experiências sobre ações e incitavas que podem favorecer o trabalho, levando assim serviços de qualidade para a sociedade, além de uma maior eficiência.” afirma Ícaro.

Na ocasião, a chefe da área de capacitação da UNIFAP, Elizabete Gonçalves, agradeceu a hospitalidade, “Gostaríamos de agradecer a boa receptividade do Pró-Reitor e do Capacit. Conhecemos as instalações e a estrutura organizacional dessa diretoria, formada por uma equipe multiprofissional e capacitada, a fim de dar o melhor suporte para alcançar o objetivo primordial que é o desenvolvimento dos servidores públicos, alinhados à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP). Também entendemos a importância do planejamento, coordenação e execução das ações de desenvolvimento e as políticas e ações implementadas para as necessidades de desenvolvimento dos servidores públicos da UFPA. Todo esse conhecimento é de fundamental importância para nossa equipe, uma vez que pretendemos melhorar e ampliar a estrutura da Divisão de Capacitação da UNIFAP”.

Nalimilson Pinheiro definiu como proveitoso o encontro: "Ficamos extremamente satisfeitos com a visita técnica, pois tivemos a oportunidade de realizar discussões profundas e esclarecedoras que geraram um conjunto de ideias e iniciativas destinadas a aprimorar as ações da Divisão de Capacitação e Educação Profissional (DCEP) da UNIFAP. Essas melhorias abrangem não apenas a estrutura funcional da Unidade, mas também as políticas de desenvolvimento de pessoas. Estamos extremamente motivados e já conseguimos visualizar a implementação de ações no curto e médio prazo que, sem dúvida, vão otimizar significativamente a atuação da nossa DCEP em relação à política de capacitação dos servidores da UNIFAP. Estamos ansiosos para colocar essas ideias em prática e continuar colaborando com o aprimoramento das práticas de capacitação da nossa instituição." afirma o servidor da UNIFAP.