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Fonoaudióloga Bruna Cunha dá orientações sobre como identificar e prevenir problemas de saúde vocal

No dia 16 de abril comemoramos o "Dia Mundial da Voz". A data é destinada à conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a voz para a promoção da saúde, e também à orientação acerca da identificação de sinais e sintomas de doenças do trato vocal, favorecendo assim o diagnóstico precoce e aumentando as chances de cura em casos graves como o câncer de laringe. Para celebrar o dia, a Fonoaudióloga Bruna Cunha responde algumas perguntas para ajudar a identificar a necessidade de buscar cuidados para melhorar a saúde vocal.

Que sinais podem indicar problemas no trato vocal?
“Qualquer dificuldade na produção da voz pode ser considerada um problema que requer atenção. Se sua voz ficou diferente nos últimos tempos (rouca, fraca, tensa ou cansada, por exemplo), se melhora quando você fica alguns dias sem falar muito e piora em situações em que usa mais a sua voz, é possível que precise buscar tratamento especializado”.

Ter frequentes quadros de rouquidão são comuns a algumas pessoas ou profissionais?
“Embora rouquidão seja frequente entre os professores e os profissionais que trabalham com a voz, não é normal que a produção da voz seja rouca ou cansada por mais de duas semanas. Tal recorrência pode indicar um problema nas pregas vocais ou um uso incorreto da voz”.

Como evitar dificuldades vocais após apresentações em público?
“Para o melhor sucesso das exposições orais e prevenção de problemas após tais atividades, é aconselhável que o orador fale sem fazer força e abra bem a boca para articular as palavras. E além disso, deve manter hábitos como beber água regularmente, evitar ao máximo pigarrear, gritar e falar muito em ambientes ruidosos, competindo com o barulho”.

Atendimento fonoaudiológico para servidores

Para auxiliar os servidores da UFPA a manter os cuidados vocais, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), através da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, disponibiliza regularmente atendimento em fonoaudiologia, de modo presencial ou remoto. O serviço funciona por agendamento e o atendimento compreende avaliação vocal dos servidores, orientação sobre cuidados e saúde vocal e sugestões sobre a necessidade da realização de exames e/ou a procura de outros profissionais especialistas.

O agendamento do serviço deve ser realizado via Sistema de Atendimento ao Usuário - Sagitta. Para isso, após realizar login no sistema, o servidor deve selecionar a unidade prestadora “Progep – Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal – Belém”, e , na categoria “Saúde e Qualidade de Vida”, deve escolher o subitem “Atendimento de Fonoaudiologia". Uma vez solicitado o atendimento, é só esperar o contato da fonoaudióloga.

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