Página inicial > Noticias em Destaque > Redação Oficial na Administração Pública é tema de curso ofertado pela Progep

Redação Oficial na Administração Pública é tema de curso ofertado pela Progep

Estão abertas as inscrições para o Curso Redação Oficial na Administração Pública. A capacitação será ofertada na modalidade EAD, totalmente a distância, de 26 de junho a 14 de julho, com atividades assíncronas, composta por videoaulas e materiais em PDF disponibilizados na plataforma moodle. O evento terá carga horária de 20h e tem o intuito de capacitar o servidor a elaborar textos e documentos institucionais com clareza e objetividade, respeitando a linguagem e os aspectos formais da redação e os padrões da Redação Oficial.

O facilitador da capacitação será Jorge Fernando Negrão de Lemos, secretário-executivo, que abordará temas como características da redação oficial (correção, coerência, clareza, coesão, concisão, impessoalidade, formalidade, uniformidade, precisão e harmonia); elementos básicos da correspondência oficial (pronomes de tratamento e suas concordâncias, signatário grafia de cargos compostos, vocativo, endereçamento); tipos de documentos oficiais utilizados na administração pública e sua produção (ofício, ata e e-mail); além de abordar adaptações para o SIPAC, sistema que tramita os processos digitais dentro da UFPA.

Ao final do curso, os servidores devem ser capazes de reconhecer a nova redação oficial; identificar os estilos e linguagens da correspondência oficial, além das variações dos documentos oficiais; usar ferramentas computacionais para elaboração dos documentos e demonstrar conhecimentos teóricos e práticos na produção de documentos oficiais.

Inscrições - Os servidores interessados devem realizar sua inscrição pelo SIGRH até o dia 20 de junho. Para isso, basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone "Capacitação", escolher a opção "turmas", consultar "turmas abertas" e escolher o evento. Caso as vagas sejam totalmente preenchidas antes do prazo, as inscrições serão encerradas. Para a seleção serão considerados os critérios estabelecidos pelo Capacit (acesse aqui).

Curso Redação Oficial na Administração Pública
Data de realização: de 26 de junho a 14 de julho
Inscrições: até dia 20 de junho, pelo SIGRH.