Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias em Destaque > Capacit comemora 20 anos
Início do conteúdo da página

Capacit comemora 20 anos

Neste mês de outubro, o CAPACIT celebra seus 20 anos de existência. Criado para atender às necessidades de capacitação e desenvolvimento de servidores da UFPA, o setor contabiliza diversos feitos positivos ao longo dessa trajetória e realizará programações especiais durante o ano comemorativo. 

Histórico – O CAPACIT foi inaugurado em 16 de outubro de 2000, inicialmente intitulado como “Centro de Capacitação da UFPA”, vinculado à Pró-Reitoria de Administração (PROAD), em solenidade dirigida pelo Prof. Cristovam Wanderley Picanço Diniz, então Reitor da universidade. Inicialmente, uma boa parte dos esforços foram direcionados ao atendimento das necessidades de treinamento na área de informática e adequação aos novos sistemas e tecnologias recém implantadas no serviço público. 

Em 2005, com o avanço das iniciativas de valorização e desenvolvimento do quadro de pessoal, a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) transformou-se na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP). A partir daquele momento, o CAPACIT se tornou “Gerência de Capacitação e Desenvolvimento” e, posteriormente, em 2006, passou à denominação “Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento”, vinculada à então Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento (DDD) da PROGEP. Naquele mesmo ano, a publicação do Decreto n° 5.707/2006, que criou a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) na Administração Pública Federal e trouxe mudanças profundas na área de capacitação, como a aplicação da gestão por competências e o incentivo à realização de ações de educação formal (mestrado e doutorado). Esse período foi marcado pela diversificação dos cursos, realização dos primeiros ciclos do Mapeamento de Competências e a efetivação de parcerias importantes com instituições externas, tais como a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). 

Por fim, com o advento de uma nova PNDP e ingresso de novas atribuições de nível estratégico em 2019, o CAPACIT teve seu status atualizado para “Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento” por meio da Resolução CONSUN n° 802/2019, passando a ter em sua estrutura duas subunidades: Coordenadoria de Capacitação Profissional (CCP), responsável pelos cursos de treinamento e aperfeiçoamento; e Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional (CDP), responsável por incentivos à qualificação em nível de educação formal (graduação, especialização, mestrado e doutorado) e elaboração de insumos para planejamento das ações formativas implementadas pela Diretoria.

Realizações Atuais – De acordo com o diretor do CAPACIT, Ícaro Pastana, os números mais recentes mostram que só nos cursos ofertados em 2020 já foram emitidas mais de 2.000 certificações a servidores – maior número da série histórica do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente, iniciada em 2015. Esse quantitativo expressivo está relacionado ao investimento em eventos EAD, que possibilitou contornar limitações ocasionadas pela pandemia. Quanto ao perfil dos cursistas, houve um grande incremento na participação de gestores, professores e servidores dos campi nas capacitações realizadas nos últimos anos. 

Outras realizações importantes podem ser mencionadas: a) finalização do 4° ciclo do MAPEC, que possibilitará o atendimento de competências específicas e cujos insumos gerados servirão também às áreas de seleção/admissão e desempenho; b) parcerias internas com o NUMA e ICSA para oferta de vagas de mestrado e doutorado exclusivas para servidores, as quais já totalizam 54 oportunidades de titulação para técnicos e docentes; c) implementação do Programa de Auxílio à Qualificação (PROQUALI), aprovado neste mês pelo CONSAD, destinado à concessão de apoio financeiro a servidores em graduação e pós-graduação; d) consolidação do primeiro Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP/2020), totalizando mais de 600 ações de desenvolvimento planejadas pelos diversos setores da UFPA; e) criação de piloto para auxílio às capacitações realizadas pelas unidades, que em 2019 já apoiou a efetivação de 20 cursos, os quais geraram 399 certificações (número que correspondeu a quase 20% das certificações do CAPACIT daquele ano). 

O Pró-Reitor da PROGEP, Raimundo Almeida, destaca ainda as previsões positivas para 2021: a) ampliação do portfólio de eventos EAD, ainda no intuito de favorecer o amplo acesso dos servidores mesmo com as restrições da pandemia, em especial aos lotados no interior; b) criação do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG), com foco em Gestão da Educação Superior; c) oferta de novas vagas de educação formal para servidores, inclusive por meio de mestrados/doutorados interinstitucionais (MINTER/DINTER) e fortalecimento do PROQUALI; d) criação de novas formas de apoio e incentivo à autonomia das unidades em suas ações de desenvolvimento, desconcentrando progressivamente a execução do prédio do CAPACIT e proporcionando maior capilarização em direção aos espaços dessas unidades. 

Programação – As programações alusivas aos 20 anos serão divulgadas a partir do início de 2021, com uma série de eventos e publicações especiais. Para acompanhar, os servidores devem ficar atentos às comunicações futuras por meio dos sites institucionais, e-mail, e redes sociais (@ProgepUFPA e @CapacitUFPA ). 

Fim do conteúdo da página