Página inicial > Noticias em Destaque > Ações da Progep em alusão ao Novembro Azul

Ações da Progep em alusão ao Novembro Azul

O Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil e no mundo o mês é utilizado para reforçar a conscientização e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, com números de 68 mil casos e 13 mil mortes por ano, o câncer de próstata é o segundo mais comum nos homens.

A Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, desenvolve ações de promoção de saúde e prevenção de doenças durante o ano todo, neste mês o foco foi a saúde do homem de forma consciente e equilibrada. A programação, realizada pela equipe multiprofissional da Coordenadoria de Vigilância e Saúde do Servidor, focou nos cuidados alimentares e na prevenção de doenças.

A Diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira, ressalta a importância no cuidado da prevenção de doenças, “Não sei se por questão cultural, mas por vezes os homens são menos cuidadosos nas questões que envolvem a saúde, principalmente no cuidado preventivo aliado a uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis, esse tipo de ação tenta conscientizar os servidores a diminuir alguns fatores de risco de doenças que são sedentarismo, alimentação inadequada, fumo, bebida, dentre outros”, pontua Bárbara.

A Diretora ainda complementa, "É Importante ressaltar que as unidades que não receberem a visita da Equipe Multiprofissional poderão, a qualquer momento, solicitar presença da equipe no seu local de trabalho, basta enviar um e-mail para o O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para fazer o agendamento. A Progep está sempre de portas abertas para, na medida do possível, atender às demandas das unidades da Universidade".

Para saber mais sobre o assunto acesse a Cartilha de Câncer de Próstata (acesse aqui), formulada pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional do Câncer.