Página inicial > Noticias em Destaque > A prevenção de doenças pela lavagem das mãos

A prevenção de doenças pela lavagem das mãos

As mãos são usadas praticamente para tudo que fazemos e por isso constituem um reservatório de diversos microrganismos que podem se transferir de uma superfície para outra, seja por contato direto (pele com pele) ou indireto (toque em objetos e superfícies contaminadas).

Atualmente entende-se que a higienização das mãos de forma correta pode diminuir o número de enfermidades e até mortes causadas por doenças infecciosas. Sobretudo no período em que vivemos, a pandemia de Covid-19 realça ainda mais a necessidade de cultivar esse hábito, não somente nos serviços de saúde, mas em todos os ambientes e fases da vida.

Há várias situações em que a higienização de mãos é obrigatória: antes, durante e depois do preparo de alimentos; antes e depois de realizar qualquer cuidado com um bebê (sobretudo com artigos que vão à boca); antes e depois de tocar numa pessoa doente; antes e depois das refeições; após ir ao banheiro; antes e depois de tratar algum machucado ou ferimento; após coçar ou assoar o nariz; depois de cuidar de seu animal de estimação; depois de tocar no lixo.

Recomenda-se hoje, como medida preventiva devido à infecção pelo novo coronavírus, a higienização das mãos quando se chega em casa, antes tocar nos olhos, nariz ou boca; ao tocar em superfícies de elevado contato como maçanetas, botões de elevadores, transporte coletivo, carrinhos de supermercado, etc.

Como lavar as mãos - É sempre recomendado retirar joias antes de iniciar a limpeza das mãos. Logo após, aplique uma quantidade suficiente da preparação em uma das mãos em forma de concha de modo que ela venha a cobrir toda a sua superfície. Friccione as mãos entre si, espalhando o produto inclusive entre os dedos e sob as unhas. Abaixo segue ilustração das recomendações da ANVISA para realização correta da higienização das mãos.

Quando usar preparações alcoólicas (gel ou solução) espere suas mãos secarem. Se estiver utilizando água e sabão, enxague bem as mãos e seque com uma toalha limpa ou papel absorvente. Aproveite este mesmo papel/toalha para fechar a torneira sem contato direto de suas mãos.

O procedimento pode ser realizado tanto o uso de água e sabonete quanto à aplicação de preparações alcoólicas (gel ou solução), mas não basta simplesmente passar rapidamente o sabonete ou espalhar um pouco de álcool em gel pelas mãos. Para a higienização adequada é necessário observar alguns cuidados, como a qualidade e a quantidade de produto utilizado, além do tempo gasto no processo.

O processo de lavagem das mãos precisa durar pelo menos 30 a 40 segundos. Estudos mostram que se você demora menos de 10 segundos lavando as mãos uma grande quantidade de germes ainda permanecem viáveis. E se você não gasta nem 5 segundos nesse processo, o resultado final é praticamente nulo, como se você não tivesse lavados as mãos.

Acesse aqui mais dicas sobre prevenção e cuidados com a saúde durante a pandemia

Texto: Coordenadoria de Vigilância e Saúde do Servidor - CVSS
Arte: Assessoria de Comunicação Progep