Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Engenharia de Segurança no Trabalho

  • Laudos Ocupacionais (insalubridade / periculosidade / raios-x)
    São consideradas insalubres as atividades ou operações que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem o empregado a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos. Dessa forma, a equipe de Engenharia e Segurança do Trabalho é responsável pela avaliação in loco das condições insalubres referidas pelo servidor, e determinará, por meio do Laudo Técnico, se defere ou não o adicional solicitado, tendo como base legal a Orientação Normativa nº 4 de 14 de fevereiro de 2017.

  • Análise Ergonômica do Trabalho
    A ergonomia visa modificar as condições de trabalho para adequar as atividades nele existentes às características e limitações das pessoas, objetivando seu desempenho eficiente, confortável e seguro. A análise ergonômica do trabalho é um processo construtivo e participativo para a resolução de um problema complexo que exige o conhecimento das tarefas, das atividades desenvolvidas para realizá-las e das dificuldades enfrentadas para se atingirem o desempenho e a produtividade exigidos (Manual de Aplicação da NR-17, 2002). O setor interessado deve elaborar um documento solicitando a análise ergonômica.

  • Levantamento e Mapeamento de Riscos Ambientais
    Identificar os riscos existentes no ambiente de trabalho é de extrema importância e é essa a principal função do mapa de risco. Mapa de Risco é uma representação gráfica dos presentes riscos nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho.

  • Ações e Eventos Educativos
    O Setor de Engenharia e Segurança do Trabalho, realiza ações, palestras educativas e cursos sobre temas relacionados a Medicina e Segurança do trabalho, afim de orientar, conscientizar, prevenir acidentes de trabalho e propor melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores, objetivando a prática preventiva.

Mais informações:
Coordenadoria de Vigilância e Saúde do Servidor - CVSS, localizada na Unidade SIASS (no térreo do Espaço Recreativo Vadião)
Setor de Engenharia e Segurança do Trabalho
(91) 3201-8727 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fim do conteúdo da página