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Histórico PROGEP

1958 – Criação da Divisão de Pessoal (DP), a qual era responsável pela área de recursos humanos da Universidade Federal do Pará. Essa unidade era composta pela Seção de Registro e Informações e Seção Financeira, com atividades restritas às rotinas de pessoal.

1968 – A Divisão de Pessoal foi modificada para Departamento de Pessoal (DEPES) por meio do Decreto nº. 68.888/1968.

1985 – O DEPES passou por uma reestruturação, a qual foi aprovada pelo Conselho Superior. A nova estrutura organizacional foi constituída pela Secretaria de Apoio Administrativo; Divisão de Recrutamento, Seleção e Acompanhamento; Divisão de Movimentação e Cadastro; Divisão de Lotação e Classificação de Cargos e Empregos; Divisão de Legislação e Orientação Legal; Divisão de Atendimento Médico-Pericial e pela Divisão de Assistência e Serviço Social.

1997 – O DEPES perpassou por mais uma reestruturação organizacional, sendo denominado de Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), porém não regulamentada por meio de ato legal.

2004 – Constituição de uma comissão, por meio da Portaria nº. 2.843/2004, para estudar a Reestruturação da Coordenação de Recursos Humanos. Essa Comissão era presidida por uma assessoria contratada para esse fim e composta pelo presidente da Comissão Permanente de Docentes – CPPD, pelo presidente da Comissão Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo – CPPTA, pelos diretores, pelos técnicos de áreas específicas e pelos representantes eleitos pela equipe da Coordenadoria de Recursos Humanos. A ideia era que o DEPES cedesse lugar à criação Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, a fim de que a área de gestão de pessoas pudesse atuar de forma mais estratégica e dinâmica para atender às demandas da Instituição.

2006 – Aprovação da Resolução nº 614, de 28 de junho de 2006, a qual permitiu constituir a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) e fazer parte do novo estatuto da UFPA. Nessa nova concepção, o foco maior é que as pessoas passem a ser tratadas como fundamentais para a melhoria do desempenho institucional. Para atender às novas demandas, além da manutenção da Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP), que trata de aspectos da administração de pessoal, foram criadas duas diretorias: Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento (DDD), com o papel estratégico de desenvolver e trabalhar o desempenho dos servidores, e a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), para cuidar da saúde, da segurança e da qualidade de vida do servidor, assim como desenvolver e estimular ações de responsabilidade social.

2009 – Aprovação da Resolução nº 662, de 31 de março de 2009, com a inclusão do Regimento da PROGEP, descrevendo suas competências e a estrutura organizacional, a qual foi subdividida em Secretaria Executiva, Diretoria de Gestão de Pessoal, Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento e Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida.

2014 – Aprovação da Resolução nº 724, de 22 de janeiro de 2014, a qual cria duas subunidades administrativas da PROGEP: Assessoria Técnica e Coordenadoria de Registro e Controle de Aposentadoria e Pensões. Esta coordenadoria criada compôs a Diretoria de Gestão de Pessoal.

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