Página inicial > Comunica > Comunicas 2009 > Comunica 164 - Carta de Despedida da Pró-Reitora, Sibele Maria Bitar de Lima Caetano Gestão 2005-2009

UFPA/PROGEP - COMUNICA 164

Belém, 16 de dezembro de 2009

Prezados Servidores,

Comunico a todos que, a partir do próximo dia 15.06.2009 (segunda-feira), deixarei o cargo de Pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal desta Universidade para assumir uma função na Secretaria de Governo do Estado do Pará-SEGOV/PA.

Neste momento, saio com a mesma felicidade e entusiasmo com que entrei há cerca de quatro anos. Isso se deve, sobretudo, ao cumprimento integral das metas propostas, consubstanciadas no Plano de Gestão 2005-2009, e, para além destas, outras ações não previstas, porém executadas.

Dentre os principais programas implementados, ressalto o Programa de Educação Continuada dos Técnico-Administrativos-PEC com o oferecimento de 30 ou mais novos programas de capacitação; dois cursos de especialização; três turmas de escolarização básica (uma de ensino fundamental e duas de ensino médio), em parceria com a Escola de Aplicação; graduação em administração na modalidade a distância, em parceria com a Assessoria de Educação a Distância. Aproveito a ocasião para informar a abertura de uma turma especial de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, fruto de uma parceria exitosa entre a PROGEP e o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos-NAEA.

Também, destaco a recomposição da força de trabalho da UFPA (533 docentes e 309 técnicos nomeados entre 2005-2008), o Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-administrativos e dos Servidores em Estágio Probatório e o Programa de Dimensionamento e Redimensionamento de Pessoal, e neste particular, quero registrar que apesar das críticas internas, este Programa continua a ser referência nacional, tanto pelo seu caráter inédito quanto pela metodologia e critérios técnicos utilizados.

Na área da saúde e qualidade de vida foram inúmeros os projetos executados como Ginástica Laboral Educativa; Construindo o Saber Digital; Alimentação Saudável; Música no Trabalho, em parceria com a Escola de Música da UFPA; Canto Coral; Preparação para a Aposentadoria, PCMSO (Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional); Plantão Psicológico; De Bem com a Vida, Feira de Talentos e mais recentemente o Grupo de Teatro “UFPA em Cena”, em parceria com a Escola de Teatro e Dança da UFPA e o de Saúde Vocal, em parceria com HUBFS. Acrescentam-se a estes vários eventos de integração, diversas campanhas de vacinação, de combate ao estresse e depressão ; de prevenção Ler/Dort; de aconselhamento nutricional,em parceria com a Faculdade de Nutrição, rodas de conversa, oficinas, palestras, visitas domiciliares e hospitalares, centenas de atendimentos psicossociais, laudos ambientais e perícias médicas.

É importante, também, registrar o contrato formalizado com a GEAP, o que possibilitou a assistência à saúde suplementar de aproximadamente 1.900 vidas, entre servidores ativos, aposentados, dependentes e agregados.

Quanto à gestão de pessoal, destaco a organização do arquivo setorial da PROGEP, incluindo as pastas funcionais dos servidores, a reforma administrativa no SIAPE, a criação da Comissão Permanente de Acumulação de Cargos e Atividades (CPACA), o reordenamento dos cargos de direção e função gratificadas, elaboração do Manual do Servidor, implementação de um sistema informatizado de portarias, cedidos e certidões, revisão e cadastramento dos abonos de permanência, fornecimento de carteiras de identificação funcional, e a elaboração de inúmeros pareceres legais.

Tudo isso não seria possível sem uma equipe de colaboradores comprometidos, responsáveis, eficientes e dedicados. E nesse sentido quero externar o meu eterno e afetuoso agradecimento a cada um dos técnicos e estagiários da PROGEP também incluídos aqueles que hoje se encontram lotados em outras unidades, e especialmente às diretoras Cáritas, Paula e Jô que sempre estiveram ao meu lado, aos coordenadores, às assessoras e Secretária Executiva. Muito, muito obrigada!

A todos os dirigentes das unidades e subunidades acadêmicas, dos Campi, dos Órgãos Suplementares e Assessorias, meu sincero obrigada pelo apoio, confiança e por acreditarem em nosso trabalho ao longo desses anos.

Aos conselheiros do CONSUN, pela oportunidade que tive em presenciar debates memoráveis travados nos Conselhos, pelo apoio na aprovação de matérias relativas a pessoal, e pelo respeito que sempre tiveram para com a minha pessoa, meu sinceros agradecimentos.

Aos meus estimados Vice-reitora e colaboradores, chefe de gabinete e equipe, pró-reitores, prefeito, procuradora geral e secretária geral dos conselhos superiores, agradeço de coração pelo convívio fraterno, pela amizade, pela força nos momentos difíceis, pelo carinho, respeito, apoio e colaboração. Jamais os esquecerei!

Ao Prof. Alex Fiúza de Mello, Reitor desta Universidade, deixo aqui registrado o meu eterno “muito obrigada” de forma especial, pela confiança em mim depositada para coordenar um trabalho de tamanha envergadura, pelo apoio incondicional a todas as ações da PROGEP, pelas diversas manifestações públicas de apoio diante de calúnias e mentiras e pelo aprendizado diário.

Por fim, agradeço a todos os servidores que contribuíram para a construção desse grandioso projeto institucional, pautado na Valorização e Desenvolvimento das Pessoas que Fazem a UFPA!

O Relatório de Gestão 2005-2009 estará disponível no site da PROGEP, a partir de julho.

Obrigada, mais uma vez!

Saudações Universitárias